Reunião entre Prefeitura e TIM busca melhoria no sinal de telefonia móvel
Melhorar o sinal de telefonia móvel oferecido aos gasparenses. Este foi o principal objetivo de uma reunião que aconteceu nesta quarta-feira (31), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, na Prefeitura de Gaspar.
O encontro reuniu o Secretário de Desenvolvimento Econômico Renda e Turismo de Gaspar, Celso de Oliveira; o diretor de Turismo, Norberto Mette; o diretor institucional da Tim Telefonia Móvel para os Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, Cleber Affanio; a coordenadora geral do Procon de Gaspar, Simone Vogl, a vereadora, Franciele Daiane Back; o vice-presidente da ACIG, Nelson Alexandre Bornhausen; o proprietário do Parque Aquático Cascata Carolina, João Bruno Thais e o diretor comercial do Rotas Mapas Turísticos, Nelson Ribeiro de Oliveira.
O grupo discutiu o sinal fornecido pela empresa de telefonia no município, principalmente na região do Distrito do Belchior, onde a população sofre com a falta de cobertura de telefonia móvel.
De acordo com o representante da empresa, o motivo pelo sinal não ter ampla cobertura é agravado pela geografia da região, com muito relevo, o que impede que as ondas sejam captadas com facilidade. Uma boa notícia foi revelada durante a reunião. A TIM se comprometeu em instalar duas novas antenas no município até o fim de 2018. Os equipamentos deverão ficar localizados nos bairros Santa Terezinha e Figueira, ambos com as tecnologias 3G e 4G. Atualmente, 31 mil gasparenses utilizam os serviços da empresa.
Quanto a situação da falta de sinal no Distrito do Belchior, região onde a empresa tem a concessão da Anatel para instalação de antena, o represente da empresa foi cientificado por todos os presentes sobre a realidade populacional daquela região. Embora o distrito possua uma população fixa, de em torno de seis mil pessoas, recebe no período turístico de veraneio, a cada fim de semana, uma população flutuante de mais dez mil pessoas e possui um alto volume de empresas industriais, com indicativos claros de crescimento do setor. A informação surpreendeu o diretor, que não tinha dimensão do potencial turístico da região, ele ainda ressaltou que protocolarmente a empresa sempre tratou o Belchior como uma região puramente rural.
Diante das diversas manifestações feitas por todos os presentes para que a operadora passe a enxergar a região do Belchior sob a ótica de importante reduto industrial e expressivo destino turístico do estado, que recebe, durante o período de verão, um total de 350 mil, o representante da TIM, assegurou que passaria a discutir a situação e o pleito da comunidade com suas equipes técnicas e instâncias decisórias, no sentido de tentar buscar uma solução para o problema.
Durante o encontro ficou definido que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo e as entidades representativas dos segmentos empresariais da cidade, juntamente com o PROCON local, para onde acabam canalizadas as reclamações da população com relação à deficiência do sistema telefônico móvel, com apoio da Câmara de Vereadores, deflagrará uma ação de mobilização com vistas a alcançar receptividade da diretoria da operadora quanto a necessidade de se priorizar soluções para a situação.
O diretor Affanio, se comprometeu, após suas discussões internas no âmbito da empresa, encaminhar as informações pertinentes e declarou que de sua parte, desenvolveria todos os esforços possíveis.
Cobertura de telefonia móvel em Gaspar
Gaspar conta hoje com antenas instaladas das quatro operadoras nacionais: Claro, OI, TIM e Vivo. No quadro abaixo estão relacionadas quantas antenas cada operadora possui e que tecnologia abrangem.
Mais informações: secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira – 3331.6386