Produtos da agricultura familiar da região recebem identidade visual
No dia 16 de março, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gaspar, aconteceu a etapa final do projeto de identidade visual de pequenas agroindústrias das regiões de Blumenau e Joinville.
Agricultores dos municípios de Ilhota, Luis Alves e Gaspar receberam dos técnicos da Epagri a identidade visual das suas empresas impressa em placa, aventais, chaveiros e cartões de visitas. Além disso, os agricultores receberam um manual com recomendações e sugestões de como utilizar suas marcas. Foram 17 empreendimentos contemplados, nas regiões de Joinville e Blumenau.
O projeto é uma parceria da Epagri com o Núcleo de Gestão e Design da UFSC. A inciativa ainda contou com recursos do Programa SC Rural e apoio da Fapeu – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária.
O objetivo do trabalho, segundo o gerente regional de Blumenau, Cesar Augusto Lodi, é contribuir para que esses negócios tenham melhor inserção no mercado, por meio da valorização e identificação de seus produtos.
“A marca, além de identificar, valoriza a produção do meio rural, pois o design trabalha todos os elementos presentes no produto, como território, tradição e sabor, atraindo consumidores”, relata Dione Benevenutti, líder do projeto Gestão de Negócios e Mercados (GNM) da Epagri na UGT 6 até dezembro de 2017.
O projeto teve início em 2014, quando foi idealizado. Os extensionistas municipais identificaram os empreendimentos que poderiam participar e logo após a equipe iniciou as visitas às propriedades para realizar o diagnóstico ténico da unidade produtiva.
A extensionista social do escritório municipal da Epagri de Gaspar, Sônia Medeiros, frisa que os agricultores participaram de todo o processo de elaboração da marca. Assim, os designers conseguiram elaborar logotipos que realmente representam o trabalho de cada família.
Mariano e Patrícia Gesser, cooperados da Coopergaspar, já utilizavam uma logo marca em seus produtos. O casal produz bijú, cuzcuz, aipim chips, etc. desde 1997. O projeto trabalhou na imagem já existente e a aperfeiçoou de acordo com o anseio do casal. Mariano conta que o projeto o surpreendeu de forma muito positiva.
Da mesma forma foi trabalhada a identidade visual do Engenho do Nono, cachaçaria artesanal localizada na comunidade de Alto Gasparinho. Representando a agroindústria no evento, Jéssica Camila Hostins Cézar, agradeceu por toda a família: “Agradecemos a confiança e o trabalho comprometido da equipe do escritório Municipal da Epagri, sempre presente no nosso dia-dia”.
Marcaram presença, prestigiando o evento: o Secretário de Agricultura do município, André Waltrich; o Secretário de Agricultura de Ilhota, Roberto Prebianca; a representante das agricultoras gasparenses, Rosane da Silva; a representante do Café da Mulher Rural, Elfi Hartmann e a vice-presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais, Êrica Warmling.