Gaspar marca saldo positivo na geração de emprego formal, em junho

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira, dia 28 de julho, mostra que Gaspar registrou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em junho. Após três meses de baixas, devido a pandemia da Covid-19, junho apresentou o balanço positivo apontando um certo reequilíbrio da economia.

Os setores que mais se destacaram em junho foram a indústria (saldo de 60 empregos criados), seguido dos serviços (50) e o comércio . Ao todo, o município contabilizou 851 admissões com carteira assinada e 759 desligamentos, com um saldo positivo de 92.

Em junho foram registradas a abertura de 125 novos empreendimentos no município. Ao todo, mais de 470 novas empresas foram registradas em Gaspar, até junho de 2020. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o número de novas empresas cadastradas no município em 2020, representa 47% do número de empresas criadas em 2019, que foi de 1009. No total, são 9.214 empresas ativas no município.

Cerca de 54% dos novos empreendimentos formalizados neste primeiro semestre, representa os Microempreendedores Individual (MEI). Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mesmo durante a crise o país atingiu uma marca de 10 milhões de MEIs, dando oportunidade a esses empreendedores de formalização e acesso à direitos trabalhistas, como aposentadoria e benefícios como o auxílio maternidade, auxilio doença, entre outros.