Prefeitura de Gaspar estuda flexibilização de medidas restritivas

 

 

 

   Ainda vivemos no período de pandemia com muitos casos sendo confirmados diariamente. Porém, a Prefeitura de Gaspar vem analisando diariamente diversos indicadores que apontam que as medidas e ações realizadas até o momento surtiram efeito. Graças ao controle da curva de casos, o Sistema de Comando em Operações deve flexibilizar algumas restrições nos próximos dias.

   “Nos últimos dias percebemos que a população e a iniciativa privada têm compreendido o recado que estamos tentando passar desde março: que para vencermos o coronavírus precisamos todos fazer a nossa parte. Se continuarmos com os cuidados e a prevenção, acreditamos que podemos controlar ainda mais o contágio e ao mesmo tempo liberar algumas atividades”, explica o prefeito Kleber Wan-Dall.

   Nos primeiros meses da pandemia, março, abril, maio e até junho, o pico do número de casos em Gaspar chegou a 13 por semana. Em Julho, Gaspar chegou a confirmar 485 casos em sete dias. Nesta última semana de agosto foram 175. “Os números mostram que o índice de contágio está diminuindo, mas ainda está alto, principalmente se comparado ao início da pandemia. Esses números aliados a outros indicadores como a disponibilidade de UTI, os investimentos em saúde, e as medidas e ações tomadas, apontam para a possibilidade de liberar mais algumas atividades. Mas precisamos continuar seguindo o distanciamento social, a higienização das mãos, evitar aglomerações, utilizar a máscara, e todas as outras medidas de prevenção”, esclarece o secretário de saúde, Arnaldo Munhoz.

   Nos próximos dias a Prefeitura de Gaspar deve, além de analisar os dados técnicos, continuar o trabalho de ouvir os representantes de todos os setores diretamente afetados pelas medidas restritivas. “Queremos que todos façam parte da construção da solução. Vamos buscar a melhor forma de conter o vírus, garantir a saúde e a segurança e manter o emprego e sustento das pessoas. Não podemos simplesmente liberar alguma atividade se os responsáveis não se comprometerem a fazer a sua parte na prevenção e na conscientização”, reforça o prefeito. As novas medidas devem ser publicadas até final da semana.