Gaspar continua para o risco grave no mapa da Covid-19 em SC

A Prefeitura de Gaspar vem acompanhando, em alerta, a nova tendência de alta nos números de infecções por COVID-19 no município e as orientações do Governo do Estado. Gaspar continua para o nível grave no mapa de risco potencial do coronavírus do governo do Estado. A atualização da matriz de risco foi divulgada na manhã de quarta-feira (11).

A matriz de risco é o balizador do Estado para as medidas de combate à proliferação do coronavírus. Além do Médio Vale, onde Gaspar está localizado, outras dez regiões também estão em risco grave.

Com mais de 200 novos casos confirmados em Gaspar nos últimos sete dias, a alta já se reflete nas internações hospitalares. Atualmente, 12 gasparenses estão hospitalizados, sendo quatro em UTI. O momento pede que todos redobrem os cuidados ao sair de casa.

Entres os dias 8 de outubro e 9 de novembro, Gaspar registrou 516 novos casos confirmados de Covid-19, sendo 317 nos últimos 15 dias. O crescimento dos casos coincide com o momento de nítido relaxamento, por parte de uma parcela da população, quanto às medidas de prevenção. Por isso, a Prefeitura de Gaspar reforça a importância de seguir as normas de higienização além de evitar aglomerações.

O setor de fiscalização da Prefeitura de Gaspar continua ativo e o município tem seguido os decretos e portarias do Governo do Estado. Apesar de estar acompanhando e se preparando para um aumento ainda mais acentuado, o governo municipal não deve adotar, por enquanto, novas medidas mais restritivas que as previstas pelo Estado. “Estamos monitorando a situação e os estudos e acreditamos que a população gasparense será, mais uma vez, parceira do poder público, respeitando as normas e seguindo as orientações para que possamos evitar o contágio”, comenta o secretário de Saúde, Arnaldo Munhoz.

Com o risco potencial “grave”, Gaspar as restrições que valem são?

Restrições:
Academias: 50% da capacidade de acordo com a Portaria SES N°713
Comércio de Vestuário: Funcionamento condicionado ao cumprimento das regras estabelecidas na Portaria SES nº 237
Ensino em nível superior e Ensino em nível de Pós-Graduação: 30% da capacidade, funcionamento condicionado ao cumprimento das regras
dispostas na Portaria SES nº447
Congressos, Palestras, Seminários e afins: Permitidos com 25% da capacidade conforme Portaria SES nº 715
Feiras e Exposições: Permitidos com 25% da capacidade conforme Portaria SES nº 716
Eventos sociais: Permitidos com 30% da capacidade conforme Portaria SES n° 821.
Futebol Recreativo: Permitidos em dias alternados conforme Portaria SES nº 664.
Igrejas e Templos Religiosos: Funcionamento permitido com 50% da capacidade condicionado ao cumprimento das regras dispostas na Portaria SES nº 254.
Parques aquáticos: Funcionamento permitido com 40% da capacidade conforme a Portaria SES nº 705.
Shopping centers: Permitido com 70% da capacidade, seguindo o disposto
na Portaria SES nº 257.

Proibido

Acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas.
Aulas presenciais em todas as redes e para todos os níveis, com exceção do superior.
Cinemas, teatros, casas noturnas, museus e qualquer evento que resulte em reunião de público.
Conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas.
Casas de shows, boates e pubs, festas particulares com aglomeração.
Concentração e permanência de pessoas em parques, praias e praças.
Conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas.
Atividades em estabelecimentos que não estejam atendendo às normas sanitárias de prevenção ao coronavírus.

Hospital de Gaspar

Se precavendo para a possível disparada no número de novas infecções, o Hospital de Gaspar reativou parte dos leitos clínicos Covid, que estavam sendo utilizados para atendimento regular, e prepara medidas caso o alta se acentue. As consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas estão mantidas por ora e seguem enquanto não houver recomendação contrária.

Com 3 dos 10 leitos ocupados, a UTI de Gaspar registrou mais um óbito na última semana, um senhor de 86 anos, reforçando a letalidade da doença. O Hospital pede à comunidade que sigam as orientações de saúde ao procurar atendimento e, quando possível, não vir com acompanhantes.

Atendimento
A Prefeitura de Gaspar orienta quem esteja com suspeita, com sintomas ou não, a procurar atendimento no Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos, no Bairro poço Grande, de segunda a sexta das 8h às 17h, ou a Unidade de Saúde do seu bairro das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Para os moradores que quiserem fazer apenas o teste rápido de forma aleatória, estes devem procurar o Centro de Triagem aos sábados das 8h às 12h.