SCO fecha 21 estabelecimentos durante a fiscalização
Com as novas restrições para o comércio decretado pelo Governo Estadual, a Prefeitura de Gaspar intensificou a fiscalização nos estabelecimentos. Equipes do Sistema de Comando em Operações fecharam 21 estabelecimentos por descumprimento aos decretos contra a Covid-19. No total, 78 vistorias foram realizadas.
Os agentes fiscalizaram estabelecimentos comerciais entre a noite de sexta-feira (26) até a madrugada deste domingo (28). Foram fechados 15 comércios, cinco festas particulares e um bar. Cinco supermercados receberam orientações para a adequação das medidas conforme os decretos.
As fiscalizações têm por objetivo evitar a proliferação da Covid-19 entre a população, bem como averiguar o cumprimento das medidas sanitárias e de distanciamento social. A equipe de fiscalização do SCO é composta por fiscais da construção civil, vigilância sanitária e posturas diversas e Defesa Civil.
Além das situações encontradas durante a operação, a população pode realizar denuncias relacionadas a situações de desrespeito às medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado, através do telefone 199 ou pelo número (47) 3331-6391 e ainda pelo 190 da Polícia Militar.
Atividades Esportivas e comércio
As equipes de fiscalização esclarecem que continuam suspensas, em qualquer dia da semana, as atividades esportivas coletivas e de contato direto, sejam profissionais, amadoras ou recreativas. Essa determinação permanece em vigor enquanto a região continuar no nível potencial gravíssimo. É isso que determina a Portaria SES 1005, de 23 de dezembro de 2020, art 2º parágrafo 2º. Os decretos divulgados pelo Governo do Estado nos dias 24 e 26, apesar versarem sobre o funcionamento de espaços, não revogam a suspensão das práticas das atividades.
Com relação às atividades essenciais, a Polícia Militar e as equipes de fiscalização levam em consideração o decreto 562, de 17 de abril de 2020, para determinar quais são as atividades que se enquadram ou se excetuam dos decretos estaduais.