Prefeitura finaliza obra de contenção emergencial de encosta na Pedro Simon

Após algumas semanas de atividades, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos finalizou com uma vistoria final as obras de contenção da Rua Pedro Simon, no Bairro Margem Esquerda. A obra de contenção emergencial foi finalizada para garantir a segurança dos moradores da localidade.

A obra foi realizada devido ao solapamento de solo registrado durantes as intensas chuvas que atingiram o município em janeiro. A obra iniciou no dia 22 de fevereiro e foi executada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. A via recebeu obras de enrocamento de pedra.

Outra obra que segue conforme o cronograma é a contenção na Rua Dr. Nereu Ramos, entre os Bairros Coloninha e Figueira. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 53% dos trabalhos foram executados. Nesta semana, será finalizada a colocação de estacas hélice continua, que é um tipo de fundação profunda executada com um equipamento de trado helicoidal.

De acordo com a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza, o órgão acompanha todas as etapas da obra. “Estamos acompanhando o cronograma, mesmo com as chuvas e pandemia a obra está caminhando. Nossos engenheiros e geólogos realizam avaliações e vistorias para garantir se tudo está sendo feito de modo seguro e manter a integridade da via e principalmente dos usuários” destaca.

Os serviços são executados pela Salver Construtora e Incorporadora, de Ituporanga. A previsão de término dos trabalhos é para junho deste ano. Os recursos são do Governo do Estado, com uma contrapartida da prefeitura, um total de R$ 1,6 milhão.

A obra de contenção definitiva da área, que há anos sofre com deslizamentos de terra, inclui uma cortina com estacas raiz e hélice contínua, viga de ligação, enrocamento, aterro, retaludamento, sistemas de drenagem, pavimentação e proteção vegetal. Além disso, será construída uma calçada de acesso com bancos, lixeiras, guarda corpo e iluminação.

 

Histórico

O deslizamento na Rua Dr. Nereu Ramos chegou a interditar completamente a via aconteceu no dia 18 de junho do ano passado, e a prefeitura abriu uma rota alternativa. Paralelamente, foi iniciada as obras emergenciais de contenção. O tráfego total de veículos no local foi liberado em setembro.