Lions Clube adota Praça do Papai Noel
O Lions Clube de Gaspar já iniciou os trabalhos na Praça do Papai Noel. A Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria do Planejamento Territorial concedeu a adoção através do Programa Floresça Gaspar. A Lions Club do município entregou a carta de intenção de adoção no dia 4 de dezembro de 2020 e em janeiro de 2021 foi publicada a aprovação no portal da prefeitura.
A Lions Clube é uma organização mundial de clubes com diversos objetivos sociais, como, trabalhos voluntários, arrecadação de alimentos, ajuda em emergências como enchentes, além de incentivar princípios de solidariedade, união e ajudar comunidades carentes. Em Gaspar, o clube é muito popular pela passagem do Caminhão do Papai Noel e distribuição de brinquedos em época de natal.
Na popular Praça do Papai Noel já havia uma homenagem ao clube, em especial aos idealizadores do Caminhão do Papai Noel citado anteriormente e que já existe há muitos anos. No mês de fevereiro, a praça recebeu as primeiras melhorias por parte do clube. “Já realizamos algumas ações, mas em breve haverá outras, como a restauração de flores e a poda da árvore que já está bem alta cobrindo a iluminação pública”, diz Raul Schiler Presidente da Lions Clube.
Pensando em auxiliar na promoção da qualidade de vida da comunidade, Raul diz que já conhecia o programa. Destaca que é uma ótima oportunidade para que as empresas possam contribuir com o embelezamento e manutenção dos espaços, assim, desafogando um pouco da alta demanda da prefeitura.
O Programa Floresça Gaspar foi criado a partir de uma lei do ano de 2006, mas que não havia sido regulamentada. Foi então no ano de 2018 que o Prefeito Kleber Edson Wan-Dall regulamentou a lei, que permite a parceria entre a iniciativa privada e pública para adoção de espaços públicos como canteiros, praças, jardins públicos e demais logradouros. O adotante mantém o local conservado e em contra partida recebe uma placa contendo o nome da empresa que é instalada no espaço.
Até o momento alguns locais já fazem parte do programa como o canteiro da cabeceira da ponte Hercílio Deeke e rotatória da Rua Frei Solano.
Para mais informações, interessados podem ir até a Secretaria do Planejamento. Lá serão orientados de como funciona todo o processo para novas adoções