Defesa Civil entrega casa a moradora afetada pelo ciclone

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Defesa Civil, fez a entrega de uma casa para moradora do Bairro Margem Esquerda que foi afetada pelo ciclone. Dona Maria Aparecida teve a casa comprometida com a passagem do ciclone bomba, no dia 30 de junho de 2020. Por conta da situação de calamidade e através de recurso do Governo Federal, foi possível construir uma nova casa para a moradora atingida.

Na ocasião, diversos estragos em residências e estruturas públicas foram registrados. No mesmo dia, os agentes da Defesa Civil, colaboradores da Secretaria de Obras, bombeiros e outros órgãos foram às ruas, iniciando um grande mutirão de recuperação. Diversas residências sofreram pequenos danos e receberam o devido auxílio de acordo com a análise de vulnerabilidade feita pela assistente social, além da liberação do FGTS para os atingidos.

No caso da Dona Maria, a casa dela teve sua estrutura prejudicada de tal modo que viver ali era um grande risco de vida. Um laudo de vulnerabilidade foi realizado em conjunto com a Assistência Social para pedir a remoção e alocação da moradora. “Esta foi de longe a pior situação registrada naquele desastre, felizmente obtivemos um final feliz”, comenta a Superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza.

O resultado da ação foi a conquista do montante de R$95 mil, através de um recurso do Governo Federal. O terreno para a construção da nova casa foi cedido pela prefeitura no Loteamento Margem Esquerda, popular Loteamento das Arábias. Secretaria de Obras e Samae atuaram como parceiros, realizando melhoria na estrutura do terreno e ligação de água e esgoto. A casa foi entregue agora nesta última semana de março e a antiga casa deve ser demolida.