Programa Criança Feliz completa dois anos de trabalhos em Gaspar

O Programa Criança Feliz foi instituído no ano de 2016, pelo Governo Federal via Secretaria Especial de Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania. Gaspar aderiu ao programa no ano de 2019 e já ajudou dezenas de crianças. O objetivo é atuar no desenvolvimento das crianças na primeira infância, aplicando políticas públicas e de assistência. Neste momento de pandemia os atendimentos seguem de forma remota.

Em Gaspar o atendimento tem como público alvo gestantes, crianças de zero a três anos e de três a seis anos aquelas que recebem Benefício de Prestação de Contas (BPC). As atividades para cada núcleo familiar se diferem umas das outras. Visa tender os diferentes contextos e necessidades de cada. Os objetivos são vários que permeiam sobre políticas públicas na primeira infância com prevenção e desenvolvimento infantil e familiar.

Ele funciona basicamente através das visitas realizadas pelos colaboradores. Inicialmente é apresentada uma estratégia de aproximação dos serviços junto à família. O programa começou com 82 cadastros. A meta era de atender o total de 200 cadastros. Mas no ano seguinte, 2020, vinte e duas novas vagas foram abertas, devido ao crescimento de munícipes interessados. Até março de 2020, o programa já contava com 221 usuários ativos do programa e realizados 2.394 visitas.

Também no mês de março, devido à pandemia para evitar o contágio ao Covid-19 as visitas foram suspensas. Acompanhamento vias telefone, WhatsApp, cartilhas e atividades online passaram a ser aplicadas. Estas foram adaptações que a Secretaria da Assistência Social realizou para não deixar esse público desassistido. Os vídeos são curtos, entre 1 a 3 min. Vão desde atividades para fortalecer a musculatura da criança, até brincadeiras para a família toda, a fim de fortalecer esse vínculo. Além de informações sobre higiene e do próprio Coronavírus.

 

Propósitos do Programa Criança Feliz

 

• Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;


• Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados pré-natal;


• Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;


• Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;


• Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

 

Quanto a quem pode participar, são: Gestantes, crianças até 03 anos com família cadastrada no CadÚnico, crianças de 03 a 06 anos com Benefício de Prestação Continuada e por fim crianças de até 06 anos afastadas do convívio familiar por medidas de proteção prevista no artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990.

Os interessados em saber mais informações ou que desejam se cadastrar podem entrar em contato pelo telefone (47) 3332-5139 ou pelo e-mail criancafeliz.gaspar@gmail.com. Ou pela Secretaria Municipal de Assistência Social fone (47) 3397-1094, tratar com Francieli Spengler