Prefeitura notifica empresa de transporte coletivo
A Prefeitura de Gaspar informa que deve notificar nesta sexta-feira, dia 9, a empresa de transporte coletivo Safira. O motivo é a diminuição nas linhas e horários de ônibus na cidade anunciadas pela empresa, em desacordo ao contrato firmado com o município. Na tabela de emergência divulgada, a empresa decidiu reduzir alguns horários já a partir desta sexta-feira, dia 9.
A contratada foi informada de que não é permitido, pelo contrato, que tome decisões quanto ao cancelamento ou mudança de linhas pré-estabelecidas. Caso a empresa mantenha a alteração, serão tomadas as devidas providências administrativas, uma vez que a comunidade gasparense não pode ficar sem o serviço.
De acordo com informações da Safira, serão 9 linhas a menos que somados seus horários com os horários reduzidos das demais linhas, gera uma diminuição total de 156 horários de ônibus no transporte coletivo. Os principais bairros afetados serão: Sete de Setembro, Belchior Baixo, Belchior Alto, localidade de Águas Negras, Figueira, Arraial D’Ouro, Gaspar Mirim, Macucos e localidade do Sertão Verde. Conforme a empresa, também não haverá circulação no terminal urbano.
Segundo alegações da empresa, o baixo número de usuários pagantes do sistema do transporte público é um dos motivos para a diminuição da circulação. A Superintendência de Trânsito está acompanhando de perto a situação e comunicará caso sejam definidos novos horários. A princípio, os horários que passam a valer a partir de sexta-feira, segundo a Safira, constam no arquivo anexo.
A Prefeitura já deu início à contratação de um novo estudo para a concessão do transporte coletivo. Enquanto esse processo está em andamento, um novo modal deve ser colocado em prática em breve para amenizar os transtornos causados pela pandemia e atender os gasparenses da melhor forma possível.