Cuidados devem ser mantidos mesmo após a aplicação da vacina
De acordo com o Painel do Coronavírus, Gaspar já imunizou quase 6.000 pessoas do grupo prioritário com a primeira dose e mais de 1.400 já foram imunizadas com a segunda dose da vacina a Covid-19, os dados foram atualizados nesta quarta-feira (08/04). Porém, os cuidados não devem ser ignorados, mesmo por quem já completou o ciclo da vacinação com a aplicação da segunda dose.
As duas vacinas aplicadas em Gaspar possuem um tempo de intervalo entre a primeira e segunda dose e outro período para completar a eficácia. De acordo com o Ministério da Saúde e estudos sobre a viabilidade das vacinas contra a doença, a imunização contra o vírus estará completa em cerca de 20 dias após a administração da segunda dose.
Os cuidados sanitários como o uso de máscara, higiene constantes das mãos, distanciamento social e principalmente evitar as aglomerações continuam sendo fortes aliados no combate à Covid-19. De acordo com a Secretária de Saúde, Silvania Joanelo dos Santos, a população deve seguir com os cuidados. “Não podemos relaxar, mesmo com a aplicação da dose, as pessoas correm risco de contrair a doença, em uma intensidade menor dos sintomas, mas o contágio continua sendo uma possibilidade”, explica.
Apenas os vacinados com CoronaVac, do Instituto Butantan já estão recebendo a segunda dose da vacina. Quem recebeu a AstraZeneca/Oxford terá o reforço em três meses conforme a data da aplicação. De acordo com o Instituto Butantan, a eficácia global da CoronaVac contra a Covid-19 é de 50,3%, ela previne até 78% dos casos de internação hospitalar e tem 100% de eficácia contra óbitos. A eficácia geral da AstraZeneca/Oxford é de 70% após as duas doses e possui um potencial na diminuição de internação hospitalar e óbitos.
Com base em todos os dados disponíveis sobre as vacinas, nenhuma apresentou eficácia de 100% no contágio. Porém, para os órgão mundiais de saúde, já é o suficiente para o controle atual da pandemia. “Mais importante do que saber a eficácia de cada uma das vacinas, é buscar a conscientização sobre a importância de estar vacinado”, reforça Silvania. Quanto o maior o número de pessoas vacinadas, melhores são os resultados no combate à pandemia, uma vez que reduz o número de infecções, hospitalizações e de óbitos, além de salvar vidas, evita a sobrecarga do SUS.
Fonte:
Perguntas e Respostas – Anvisa – IB (butantan.gov.br)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-funciona-vacina-contra-covid-19)
Ministério da Saúde (www.gov.br)