Município lembra o Dia Mundial da Terra

O Dia da Terra tem indícios do ano de 1970, quando o senador Gaylord Nelson, ativista das causas ambientais, chamou a atenção do sistema educacional nos Estados Unidos. Ele defendia que era preciso mais ações de proteção ambiental. Foi então criada a Agência de Proteção Ambiental, contendo várias leis e acordos de proteção ao meio ambiente. Mas, foi somente no ano de 2009 que as Organizações das Nações Unidas (ONU) declararam o dia 22 de abril oficialmente Dia da Terra. De lá para cá, vários avanços e retrocessos foram culminando no que vemos hoje.

No nosso município a Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é a principal entidade responsável por diversas atividades neste sentido. Que vai desde fiscalizar irregularidades como acúmulo de lixo na natureza, despejo de químicos em rios à desmatamento ilegal. Em conjunto com parcerias, a superintendência realiza projetos importantes. Com a Secretaria Municipal da Educação (SEMED), ações de educação ambiental e eventos para datas relacionadas a temática são realizados anualmente.

Nos dias de hoje, o órgão encontra-se mais modernizado e com atendimento mais rápido. Com o avanço das tecnologias, a fiscalização ganhou apoio. Drones e computadores modernos e no ano passado foram agraciados com um veículo Mitsubishi L200 com tração 4×4, facilitando a fiscalização em terrenos acidentados. Porém, a responsabilidade de proteger o meio ambiente é um dever de todos e não apenas de órgãos públicos.

As formas de ajudar o meio ambiente e consequentemente o planeta são incontáveis. Fazer uma denuncia anônima para o órgão anteriormente citado é uma forma, por exemplo. Na escola ensinam diversas ações para ajudar o planeta. Com o passar dos anos, a crise climática ficou evidente, assim como suas consequências, devemos repensar sobre nossos hábitos de consumo e refletir sobre qual é o planeta que queremos deixar para as gerações futuras.

Todos os anos o Dia da Terra aborda uma temática diferente para dar enfoque a algum problema contemporâneo. Neste ano o tema é Restore Our Earth (Restaure Nossa Terra). O foco é a recuperação do planeta, que está passando por uma pandemia por conta do vírus Covid-19. Assim como quais os impactos que ela está gerando. E também destacar as tecnologias verdes existentes e inovadoras, que objetivam medidas duradouras de sustentabilidade.

Diminuir o consumismo e comprar algo produzido localmente também são ótimas maneiras de contribuir. Sendo que ao consumir exageradamente coisas supérfluas só aumentam a quantidade de lixo produzido. E comprar algo local ajuda a diminuir gastos com transporte e emissão de poluentes no ar. Além de fomentar a economia da sua cidade. Alguns outros exemplos simples que ajudam o planeta são: a diminuição do uso de papéis e materiais descartáveis; economia de água e energia; reciclagem, plantio de árvores, reaproveitamento da água da chuva e etc. Ensinar uma destas ações a alguém também é uma ótima maneira de contribuir com a causa.