Gaspar volta para nível GRAVE na matriz de risco
Neste final de semana o Governo do Estado de Santa Catarina divulgou uma nova matriz de risco potencial. A região do Médio Vale, que inclui Gaspar, voltou ao risco Grave, mostrando uma melhora no quadro da pandemia. Com isso, algumas medidas podem ser flexibilizadas. Porém, é importante ressaltar que o Governo do Estado possui diversos decretos e portarias em vigor e a medida mais restritiva é sempre que deve ser considerada.
Até o dia 30 de abril segue em vigor o decreto 1.218/2021, que traz restrições específicas à diversas atividades. Por isso, a mudança da matriz de risco não altera a maioria das medidas válidas no momento. Somente após esse prazo, caso o risco potencial permaneça no grave, é que algumas flexibilizações poderão ocorrer.
No momento, a principal alteração é a liberação de circulação de pessoas em praças, parques e balneário e da prática de futebol e outros esportes coletivos em ambientes abertos. Mesmo com a liberação, algumas regras devem ser aplicadas.
Com relação à circulação em praças e afins. o uso de máscaras é obrigatório, bem como a higienização constante das mãos e é proibida a aglomeração de pessoas. Na prática de esportes, é proibida a confraternização antes ou após as partidas; não é recomendado o uso de vestiários; é proibida a presença de torcida e acompanhantes; o uso de máscaras só é liberado para o atleta em atividade, para circulação no local é obrigatório; necessário aferição de temperatura.
Em todas as situações pessoas com sintomas devem procurar atendimento no Centro de Triagem de imediato e fazer o isolamento. Quem reside na mesma casa que as pessoas com sintomas também deve fazer o isolamento. Por tanto, nesses casos é proibida a circulação em parques e a prática esportiva.
Denúncias sobre o descumprimento dos decretos em vigor podem ser feitas junto à Polícia Militar no 190, Defesa Civil no 199 ou ainda pelo WhatsApp da Fiscalização (47) 99930-3252. Confira a atualização das principais atividades e as portarias no link: https://bit.ly/covidprotocolos.