SCO continua com fiscalizações intensas nos finais de semana
A Prefeitura de Gaspar, por meio do Sistema de Comando em Operações (SCO) realizou mais um final de semana de fiscalizações que garantem o cumprimento dos decretos municipais e estudais sobre as medidas restritivas que atuam no combate a Covid-19. Equipes da SCO realizaram 19 vistorias em estabelecimentos comerciais e residências, sendo que uma atividade com aglomeração foi suspensa, além de uma situação com orientação sobre o isolamento social foi encontrada.
Em três dias de intensa fiscalização, a SCO percorreu diversos bairros de Gaspar, entre a noite de sexta-feira (23) e madrugada de domingo (25). Essa já é a decima semana consecutiva com fiscalizações de maneira mais intensiva, ao todo foram mais de 600 vistorias realizadas. A equipe da SCO é formada por fiscais da construção civil, vigilância em saúde, Defesa Civil e Polícia Militar.
Mesmo com as situações encontradas durante as vistorias, a população pode realizar denúncias relacionadas a situações de desrespeito às medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado, através do telefone 199, pelo WhatsApp (47) 99930-3252 e através do 190 da Polícia Militar.
Matriz de Risco
No sábado (24) o Governo Estadual divulgou o novo mapa de risco que aponta melhorias na classificação da região do Vale do Itajaí. Gaspar foi reclassificado para o nível grave. Apesar da pequena melhoria, o índice de capacidade de atenção, que mede a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segue em níveis de alerta máximo em todas as regiões do estado. Até sábado, 17 dos 20 leitos de UTI do Hospital de Gaspar estavam ocupados.
Além disso, na sexta-feira (23) o Governo Estadual publicou o decreto Nº 1.255/2121 que altera algumas regras, como por exemplo a autorização para permanência de pessoas em espaços públicos abertos, como praias, parques e balneários, a partir desta segunda-feira, 26. A liberação está atrelada ao cumprimento de protocolos sanitários e não permite aglomerações.
O novo decreto pode ser acessado através do link: https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/1255_DOE_21506.pdf