Prefeitura de Gaspar reforça cuidados de segurança nas unidades de ensino
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, reuniu diretoras dos educandários do município para analisar e reforçar os protocolos de segurança. A tragédia ocorrida em uma escola infantil em Saudades, município do Oeste Catarinense, chocou o país na terça-feira, dia 4. Mesmo já adotando medidas de segurança, as escolas analisam a possibilidade de ampliar medidas.
A reunião que ocorreu de forma online, nesta quarta-feira (5) contou com a participação das unidades de ensino e Secretaria de Educação. O objetivo foi reforçar o trabalho que já é adotado nas unidades de ensino e reforçar ainda mais a segurança de todos os alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.
Além disso, a Prefeitura de Gaspar realiza um levantamento com cada unidade escolar para a compra de Kits de Entrada, que contempla fechadura eletrônica, câmera de segurança, interfone, botão na parte interna para o destravamento de um funcionário. Algumas escolas do município já possuem esse reforço, outras parcialmente. Através desse levantamento, será realizado o orçamento para instalação desses equipamentos em todas as unidades de ensino.
De acordo com o secretário de Educação, Emerson Antunes, há um rígido controle de acesso nas escolas e CDIs do município. “O acesso é bastante rigoroso, temos protocolos de entradas nas unidades escolares que precisam ser cumpridos”, destaca.
Entre as principais ações que ocorrem em Gaspar é o controle de acesso. Após as crianças entrarem em sala de aula, o portão das escolas e CDI deve ser fechado e o acesso só pode ser realizado após a devida identificação e aprovação da gestora escolar.
Somente pais e responsáveis já conhecidos dos funcionários podem buscar as crianças nos CDIs, caso eles não possam, a orientação é de que seja um familiar, e essas pessoas devem estar com o nome autorizado no registro de cada criança.
Programa Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar
Desde 2018, a Polícia Militar de Gaspar realiza o programa Rede de Segurança Escolar em algumas unidades de ensino do município. A finalidade do programa é principalmente estreitar o relacionamento da polícia com as escolas e com os estudantes. Dessa forma, evitando a violência nas escolas. Para alcançar os objetivos do projeto são realizadas palestras, campanhas, prestação de consultoria, assessoramento de atendimento, além da criação de um canal de comunicação.