Prefeitura realiza serviço de abordagem social em Gaspar
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e com o apoio da Defesa Civil, realiza nesta quinta-feira (13) uma abordagem socioassistencial com pessoas que estão em situação de rua. O serviço, que acontece constantemente, será reforçado por conta do alerta de frio intenso na região de Gaspar para os próximos dias. A equipe inicia as atividades das 19h até as 23h.
Durante a ação serão distribuídos cobertores, agasalhos, máscaras de proteção contra a Covid-19, além de comida e bebidas quentes. O objetivo é auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nossa equipe técnica realiza a abordagem social e o acompanhamento das pessoas em situação de rua constantemente. Nesse período de frio mais intenso ficamos em alerta e contamos com o apoio da Defesa Civil para auxiliar essas pessoas da melhor forma possível”, salienta o secretário de Assistência Social, Salésio Conceição.
“A Defesa Civil está preocupada e analisando a situação climática desde o início da semana, considerando a mudança do tempo que perdurará pelos próximos dias, juntamos esforços com a Secretaria de Assistência Social para iniciar a ação”, explica Ana Janaína Medeiros De Souza, superintendente de Defesa Civil. Caso os gasparenses tenham conhecimento de alguma pessoa que esteja em situação de rua e com extrema necessidade, correndo o risco de contrair uma doença por conta do frio, que entre em contato pelo telefone de plantão no 199.
Frio intenso
De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil de Santa Catarina, uma massa de ar frio e seco (alta pressão) deixa o amanhecer com chance de geada. A partir da noite as temperaturas voltam a cair, com sensação de frio em boa parte do estado. Ventos com direção de quadrante sul, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 40 km/h. Assim o risco é baixo para ocorrências meteorológicas.
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil recomenda atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.