Hospital de Gaspar completa 51 anos olhando para o futuro
Em seu aniversário de 51 anos, o Hospital de Gaspar e a Prefeitura lançam oficialmente o maior pacote de investimentos já realizados em infraestrutura, gestão e corpo clínico da instituição. O pacote de investimentos contempla obras de ampliação do Centro de Diagnóstico por Imagem, um novo Pronto Socorro, modernização do Centro Cirúrgico e implantação de 10 leitos de UTI Geral permanentes. As melhorias em infraestrutura são acompanhadas pelas ampliações do número de médicos e equipe de enfermagem, oferta de novos serviços de imagem e especialidades cirúrgicas, além da implantação do Plano Diretor com meta de transformar o Hospital de Gaspar em referência de atendimento hospitalar na região.
Com etapas de curto, médio e longo prazo, o pacote de investimentos já está em andamento com medidas importantes para a população. No curto prazo, um dos objetivos era o redimensionamento do corpo clínico do Hospital de Gaspar. Com a contratação de mais médicos e o aumento da equipe de enfermagem, foi possível garantir o atendimento de médico pediatra 24 horas no Pronto Socorro, o que era uma demanda antiga da população. Além do atendimento pediátrico, o Pronto Socorro também conta com dois médicos clínicos gerais, um médico emergencista e dois médicos intensivistas.
A médio prazo as ações estão voltadas para o planejamento e execução de obras estruturantes, a serem definidas pelo Plano Diretor. O Plano Diretor é a bússola para o direcionamento destas melhorias, como a revisão do espaço do Centro Cirúrgico, adequação do Centro de Diagnóstico de Imagens e da construção do Novo Pronto Atendimento, além, é claro, da implantação da UTI geral permanente
Plano Diretor
O Plano Diretor do Hospital de Gaspar já está em elaboração. Nele, a empresa Redora Arquitetura, responsável técnica do projeto, irá apontar os pontos fortes a desenvolver do hospital, propor soluções para questões técnicas e estruturais e avaliar quais as medidas necessárias para que o Hospital de Gaspar aumente o seu faturamento próprio, dependendo menos de recursos municipais. O prazo para realização dos estudos e analises técnicos, bem como a elaboração e entrega do Plano Diretor é de seis meses.
Etapas e ações do pacote de investimentos:
Plano Diretor do Hospital de Gaspar- INICIADA A CONTRATAÇÃO DA EMPRESA
Reformas e ampliações– Aguardando definições do Plano Diretor
Reforma do CDI – A reforma inicia com o CDI. Toda estrutura será replanejada com ambientes adequados para cada tipo de serviço. Nela consta a inclusão de banheiros, vestiários, área técnica, salas adequadas e uma nova recepção. As reformas iniciam nesta segunda (14) com a adequação e reformas das salas de Raio-X.
Reforma do Centro Cirúrgico – Com o objetivo de renovar e melhorar o Centro Cirúrgico, aumentado a capacidade de atendimento, estão previstas adaptações para ampliação das salas cirúrgicas, centro de esterilização de materiais e infraestruturas de apoio.
Reforma do Pronto Socorro – Um grande ponto nas mudanças previstas é a entrega de um novo Pronto Socorro. Com maior espaço para atendimento, o novo ambiente contará com atendimento e salas de triagem adequadas para acolhimento infantil e adulto, com espaços direcionados e separados.
Novo Centro de Desenvolvimento de Imagens
? Tomografia – EM FUNCIONAMENTO
? Ultrassonografia – EM FUNCIONAMENTO
? Raio X – APENAS INTERNO NO MOMENTO
? Mamografia. – AINDA EM FASE DE COMPRA DO EQUIPAMENTO
Novo Pronto Socorro
? Porta de atendimento em Pediatria 24h – INICIADA EM 16/04
? Porta SUS e Convênios – PREVISÃO DE IMPLANTAÇÃO APÓS REFORMA DO P.A
Ampliação do Centro Cirúrgico
? Nova Sala de Cirurgias – APÓS REFORMA
? Novos Equipamentos – AGUARDANDO DOAÇÃO DO ARCO CIRÚRGICO
Nova Ala da UTI Permanente
? 10 leitos de UTI Geral – PLANTA APROVADA EM VIGILÂNCIA LEVARÁ CERCA DE 3 MESES, MAS IMPLANTAÇÃO SOMENTE APÓS FINALIZAÇÃO DOS LEITOS COVID.
Gestão:
? Negociação dos passivos do Hospital – JÁ INICIADO EM ABRIL
? Implantação de metodologia de avaliação dos serviços prestados – PREVISÃO DE IMPLANTAÇÃO ATÉ 20 DE MAIO
? Resgate da credibilidade do Hospital junto aos fornecedores – EM PROCESSO E DEPENDENDO DA QUITAÇÃO DOS PASSIVOS
? Reestruturação da ADM do Hospital – JÁ INICIADO EM MARÇO
Ampliação do Corpo Clínico
? 2 Médico 24h no Pronto Socorro INICIADA EM 16/04
? 1 Pediatra 24h INICIADA EM 16/04
? 1 Médico Emergencista no Pronto Socorro INICIADA EM 16/04
? 2 Intensivista INICIADA EM 16/04
Atendimento Humanizado
? Protocolo de classificação do estado – INICIADA EM MARÇO