Obras do Parque Náutico segue em bom ritmo
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Territorial, segue com as obras do Parque Náutico em bom ritmo. Nesta quinta-feira, dia 27, uma equipe técnica da Marinha do Brasil vistoriou os trabalhos. Está em andamento a primeira etapa do projeto, que prevê a implantação de área de lazer, jardinagem e mobiliário urbano.
Atualmente os trabalhos estão mais focados na parte de acesso ao parque, mas há trabalhos em andamento em toda a área. A escadaria principal, que leva até a estrutura do parque, está sendo concretada. Ainda na parte de acesso, alguns trechos já estão recebendo pavimentação e em outros, piso drenante, que são blocos com micro furos que devem absorver rapidamente toda a água acumulada sobre ele. Toda a parte de sub-base, estaqueamento e instalações de eletro dutos já foi finalizada. Nos próximos passos, deve haver a instalação de uma grande quantidade de meios fios, e o término da escadaria. Além do início dos demais serviços previstos para a obra.
Na manhã desta quinta-feira, dia 27 de maio, uma equipe técnica da Marinha do Brasil visitou a construção, para realizar vistoria e liberação necessária, o que ocorreu de forma positiva. “Esta é uma obra inédita para Gaspar por fazer esta ligação direta com o Rio Itajaí, portanto toda a parte técnica de construção deste tipo de estrutura e que preza por sua segurança é seguida à risca”, relata o secretário de Planejamento, Jean Alexandre dos Santos.
A obra do Parque Náutico prevê a construção de uma estrutura turística de apreciação e preservação do Rio Itajaí. É uma obra realizada pelo Programa Avança Gaspar que deve fomentar o lazer e turismo no município. Visto que a região tem um grande potencial paisagístico propício para atividades náuticas e esportivas, por exemplo. O intuito, além de oferecer mais uma opção de lazer para a comunidade, é a integração ao paisagismo da reurbanização da Rua Itajaí, a obra de Qualificação da Rodovia Jorge Lacerda e ao Ginásio João dos Santos. “A obra deve contemplar uma série de melhorias e inovações para gerar mais oportunidades seja no esporte, lazer ou turismo da região”, finaliza Jean.
A estrutura que ficará localizada nas imediações da Ponte do Vale na Rodovia Jorge Lacerda, é executada com base em projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidros sanitário, de prevenção a incêndio e de drenagem pluvial. Prevê a construção de um deck com acesso ao rio, área arborizada, área de atracamento de veículos aquáticos, área de lazer com arquibancada, assentos de descanso, espaço para esportes e playground infantil. A obra também contará com métodos de acessibilidade para pessoas com deficiência física, iluminação e estacionamento. A área total do parque é de aproximadamente 1.785,00 m².