Conscientização marca Dia do Meio Ambiente

Dia 05 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A semana é marcada pela conscientização e conservação do meio ambiente e a para a adoção de práticas sustentáveis. No município, secretarias desenvolvem alguns projetos voltados para esta temática. Algumas praticadas nesta época do ano estão suspensas por conta da pandemia, como a distribuição de mudas.

O Samae conta com a coleta de óleo de cozinha para reciclagem. São mais de 15 pontos de coletas espalhados pelo município, a maioria são as Escolas da Rede Municipal de Ensino além da própria sede da autarquia no Bairro Santa Terezinha. Para realizar o descarte, deve-se armazenar o óleo em garrafas Pet e levar até o ponto mais próximo. O Samae destaca a importância da ação, pois na natureza este material polui rios e mananciais e com a reciclagem, além da preservação da natureza, se pode fazer sabão, por exemplo.

Já a Superintendência de Planejamento Territorial mantém o Programa Floresça Gaspar. Ele possibilita uma parceria da iniciativa pública com a privada, onde empresas e organizações podem adotar um espaço público como canteiros, praças, área de lazer e afins. Em troca o adotante pode passar a ter uma placa com o seu nome no local e deve realizar a conservação e manutenção do espaço pelo tempo determinado. Recentemente, o Mirante (em construção) no Centro da cidade foi adotado pela empresa Vida&Cor e ganhou uma palmeira real. Outros locais também já fazem parte do projeto, como o canteiro da Ponte Hercílio Deeke, a Pracinha do Papai Noel no Bairro Sete e o canteiro da Rua Maria da Silva no Coloninha. O programa promove a preservação do meio ambiente e preza pelo embelezamento urbano.

A prefeitura em colaboração com a Instituição Federal de Santa Catarina (IFSC), desenvolveu a instalação do primeiro bueiro ecológico do município. O projeto foi financiado por um programa da instituição, o “Protagonista Discente” e foi todo elaborado e executado com a participação de professores e alunos. Além da Secretaria de Obras a qual contribuiu com a mão de obra. O bueiro retém o lixo do canal pluvial e facilita a sua limpeza, com isso, alunos podem estudar melhor sobre o impacto do lixo ao ser descartado de forma errada e suas consequências. Outra ação, que ocorre anualmente, é a distribuição de mudas frutíferas pela Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Praça Getúlio Vargas, mas por conta da pandemia, este ano não pôde acontecer.

Mas é preciso lembrar que a preservação do meio ambiente e a prática de hábitos de sustentabilidade é dever de todos como cidadãos. Nossos recursos são escassos e devemos nos conscientizar melhor sobre qual mundo queremos deixar para o futuro. Algumas dessas práticas podem ser benéficas de várias maneiras, confira algumas que além do cuidado a natureza, reverbera em economia e renda. Confira algumas:

1-Reciclagem: Dá para se conseguir um bom valor armazenando quantidades de itens recicláveis para a sua venda. Separe latinhas e demais alumínios, a venda desses objetos costuma ser bem recompensada;

2-Menos energia: Começar a atentar-se mais a economia de energia pode resultar em uma boa redução na conta de luz. Desligar aparelhos em stand by, aproveitar mais a luz natural à artificial, usar lâmpadas e aparelhos com selo de econômica são alguns exemplos;

3-Mutirão de vendas: Tire um tempo para separar aparelhos em desuso, brinquedos, roupas, cobertores em bom estado, móveis, eletrodomésticos e etc., e faça um bazar de vendas. Nas redes sociais esse mercado é bem ativo. Ou, aproveite para doar, sempre há pessoas precisando;

4-Reaproveite a água da chuva: Uma maneira simples de economizar é armazenar a água da chuva para sua reutilização. Pode ser feita utilizando baldes por exemplo ou com grandes e modernas cisternas. Essa água pode ser reutilizada na irrigação de hortas, limpeza da casa, da calçada, do carro e assim por diante;

5-Horta e venda de sementes: Para quem tem espaço e um pouquinho de tempo para se dedicar, a criação de horta é ótima para uma alimentação mais saudável. Produza hortaliças e venda as sobras e/ou as sementes. Sempre tem aquele vizinho que pede uma muda, nada mais inteligente que monetizar.