Prefeitura de Gaspar atualiza portal de divulgação turística
O turismo em Gaspar sempre teve um grande destaque graças a belezas naturais, parques aquáticos, bons restaurantes e locais de hospedagens bem avaliados pelos usuários. Além disso, são diversos pontos turísticos espalhados entre os bairros. Como o Morro do Parapente, Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, a primeira capela adventista do Brasil, além de equipamentos privados e outros pontos públicos. Com o objetivo de continuar fomentando o turismo na cidade e aprimorar as políticas públicas de divulgação de Gaspar como destino turístico, a Prefeitura atualiza o cadastro de equipamentos turísticos do município.
Gaspar conta com um site voltado para a divulgação do turismo e para informar aos visitantes sobre as atrações que existem e como funcionam: turismo.gaspar.sc.gov.br/. No portal os atrativos estão divididos em categorias como “O que fazer”, com informações de atrativos; “Onde comer” com a lista dos restaurantes com as melhores opções gastronômicas; “Onde Ficar”, com as opções de hoteis e estadia. “A ideia é catalogar e divulgar as atrações turísticas, públicas e privadas, além de informações institucionais, como a história do município e calendário de eventos, que também deve ser atualizada conforme a volta das atividades”, comenta o Pablo Ricardo Fachini, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo.
O portal de turismo é bem completo e oferece a possibilidade de filtrar o resultados de acordo com a preferência do turista, incluindo características como acessibilidade, acesso à internet e estacionamento. A Prefeitura de Gaspar fará a atualização conforme a demanda dos empreendimentos. Os que já estão no site podem atualizar suas informações e os que não estão podem ser incluídos. Para atualizar ou cadastrar, basta acessar o formulário disponível https://bit.ly/turismogaspar.
“Além de atualizar o nosso portal virtual para que o turista tenha acesso às informações, queremos dar continuidade no trabalho de fortalecimento do nosso turismo, que tem um potencial gigante. Com esses cadastros e o trabalho que já fazemos através da Diretoria de Turismo e do DEL, teremos mais uma ferramenta para desenvolver políticas públicas ainda mais significativas para o setor e transformar nossa cidade em referência no turismo, também”, reforça o vice-prefeito Marcelo Brick.
Outros cadastros
Os empreendimentos turísticos também podem ser cadastrados no portal InvTur do Ministério do Turismo e no Cadastur. Essas ferramentas são utilizadas pelas organizações governamentais para fazer o mapeamento das atrações turísticas, seus potenciais e eventualmente promovê-las, para fomentar o setor. Os dados do Cadastur e do InvTur podem influenciar, inclusive, na classificação turística da cidade e no credenciamento do município para recebimento de recursos federais voltados para investimento no setor. É importante que as organizações que estejam em atividade, façam os cadastros corretamente.