Atendimento de pessoas em situação de rua deve seguir pelo restante da semana

A Prefeitura de Gaspar, juntamente com a Secretaria da Assistência Social e
com apoio da Defesa Civil, realizou mais uma noite de abordagens e acolhimento de pessoas em situação de rua. A ação é efetuada decorrente da passagem de uma onda de frio, que deve perdurar pelo restante da semana. Desde o início da semana foi ativado o abrigo temporário, localizado no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Bairro Sete de Setembro. Na segunda-feira, 10 pessoas foram aboradas e, dessas, três pessoas se abrigaram. Na terça, foram realizadas cerca de 14 abordagens, onde sete aceitaram pernoitar no abrigo.

Nas abordagens, a equipe fornece agasalhos, cobertores, bebidas quentes, comida, e máscara de proteção contra covid-19. Além de serem encaminhados para atendimento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. “As abordagens desta última terça-feira seguiram até uma da manhã, hoje haverá novamente e seguiremos neste ritmo, dando suporte a estas pessoas, seja em relação à proteção ao frio ou a qualidade de vida”, relata Salésio Antônio da Conceição, Secretário de Assistência Social.

O abrigo funciona a partir das 20h da noite e segue até as 7h da manhã. No local, as pessoas recebem alimentação, higienização pessoal e um local para passar a noite, aquecido(a). São acolhidas quaisquer pessoas em situação de vulnerabilidade social. O telefone (47) 99993-4303 ficará de plantão à disposição e pode ser acionado caso alguém queira registrar uma situação destas.

“Conforme a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina – Epagri/Ciram, até domingo ainda estão previstas temperaturas mínimas abaixo dos 10º, melhorando a partir de de semana que vem, portanto o trabalho segue intenso durante os próximos dias”, finaliza Salésio. A Defesa Civil reforça sobre cuidados gerais com o frio, como não esquecer de se hidratar, agasalhar-se bem, evitar locais muito fechados e aglomerações. Bem como alerta para agricultores tomarem medidas preventivas às geadas.