Ordenamento Urbano é destaque em Gaspar
O município de Gaspar cresceu e continua crescendo muito nesses últimos anos, seja em população, infraestrutura, abertura de novas empresas, estradas e escolas. São cerca de 70 mil habitantes e aproximadamente 386km² de extensão territorial que demandam um excelente ordenamento urbano e de estratégia de ocupação territorial. Quando se fala em planejamento territorial e obras de infraestrutura, destaca-se o tão ambicionado Anel de Contorno Viário está saindo do papel. Onde algumas vias que integram o sistema já foram finalizadas, outras, implantadas novas ou já constam com projetos prontos. Além de binários recém estabelecidos, pavimentação de vias e regularizações fundiárias, que também contribuem para o crescimento de Gaspar.
Todas essas realizações em conjunto e que expandem o desenvolvimento, devem ser bem planejadas para acolher a demanda da população atual. Quando uma nova via é pavimentada, ou se estuda a mudança de sentido da mesma, por exemplo, vários estudos são realizados para garantir a qualidade da obra. Por exemplo, são contabilizados o total de veículos que trafegam nela diariamente e classificados entre veículos leves, pesados, de transporte e assim por diante. Para que assim, seja realizada uma projeção de como a obra deve acontecer, de quantas camadas de reforço serão necessárias, grossura e quantidades de capa asfáltica.
“Nossa cidade tem uma população, mesmo em pandemia, muito economicamente ativa. Nosso objetivo é responder ao crescimento da cidade, em todas as áreas como educação e saúde, mas com grande ênfase a obras de infraestrutura de qualidade como vem acontecendo com o Programa Avança Gaspar”, destaca o Prefeito Kleber Wan-Dall.
Gaspar conta com a Secretaria de Planejamento Territorial, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Gestão Compartilhada para a realização destes trabalhos. Disponibilizam de setores de engenharia e equipamentos modernos para a realização dos projetos. A seguir estão algumas das principais realizações dos primeiros seis meses de 2021.
Secretaria de Planejamento Territorial
Recentemente a Secretaria de Planejamento lançou em uma coletiva de imprensa, o Programa GeHab. Trata-se do maior programa de regularizações fundiárias que o município já teve. Ele engloba também, outros programas habitacionais, como o Moradia Econômica, o qual disponibiliza projetos de casas e isenção de taxas e alvarás para a construção da primeira casa própria. Também o Programa Lar Legal, o qual é mais focado na regularização de titularidade de residências.
Como um todo, o GeHab é executado pela Comissão Municipal de Regularização Fundiária. Foi estruturado para se relacionar com órgãos legislativo, judiciário, Governo Estadual e Federal para facilitar trâmites que impedem ou atrasam a regularização de comunidades marginalizadas. O município aponta áreas, ruas, bairros, quadras e etc para as empresas credenciadas. Em conjunto, prefeitura e empresas realizam as documentações necessárias, visitam as famílias envolvidas e as instrui para os procedimentos para recebimento da titularidade. Com seu imóvel devidamente regularizado, benefícios são gerados para comunidade e município. Que vai desde facilidade a abertura de crédito e recebimento de serviços essenciais, até o aumento da receita do município, resultando em mais investimentos.
A Secretaria de Planejamento Territorial também é responsável por grande parte dos serviços de topografia das obras, que são estudos de uma determinada área, com base na sua estrutura geográfica. Outra área referente ao planejamento territorial, é o Plano de Circulação Viária, o qual trabalha ações de reestruturação e novos sistemas para melhorar a trafegabilidade do município. Neste sentido teve recentemente a implantação do Binário do Bairro Sete.
Nesses seis meses, via canal Aprova Digital, só em Consulta de viabilidade para construção foram 1.295. Diretoria de Cadastro e Geoprocessamento 1.725 atendimentos, 2.900 cadastros regularizados e 942 novos cadastros habitacionais. A diretoria também passou a utilizar o mensageiro instantâneo WhatsApp Business onde agora é possível realizar cadastramento em programas habitacionais online. Outra diretoria pertencente a pasta, trata-se da Diretoria de Fiscalização. São realizados cerca de dez serviços diferenciados como fiscalização da abertura de novas empresas, averiguação de alvarás, vistoria de áreas verdes, entre outros. De janeiro a junho, foram contabilizados 7757 serviços prestados. A maior demanda refere-se a procedimentos relativos à fiscalização – MEI – ME – EPP, cerca de 2850 atendimentos.
Alguns dos projetos em execução de obras e pavimentação de vias:
-Em andamento a VP-27 do Anel de Contorno Viário, Rua Frei Antônio Moser, Bairro Coloninha. Recebe drenagem, pavimentação e ciclovia;
-Em andamento reurbanização da Rua Pedro Bonifácio Sabel e revitalização do entorno da Escola Norma Mônica Sabel. Bairro Margem Esquerda;
-Finalizando Rua Itália, Bairro Alto Gasparinho. Recebe drenagem e pavimentação de mais um trecho da via;
-Construção do Mirante Marco Zero, Bairro Centro;
-Finalizando Trecho 4 do Anel de Contorno Viário, Bairro Santa Terezinha/Sete de Setembro. Abertura de nova via com drenagem, pavimentação, rede de distribuição de água e energia, ciclovia, calçadas e trevos de acesso;
-Construção do Parque Náutico, Bairro Sete de Setembro. Obra contará com áreas de lazer, rampa de acesso ao rio dentre outras estruturas;
Nova sinalização da Rua Pref. Leopoldo Schramm;
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Gecom
A Secretaria de Obras, que conta com setor de engenharia, equipes de manutenção de vias, serviço de caminhão pipa, gestão dos cemitérios Municipais e da iluminação pública, também se destaca algumas das ações já realizadas ou iniciadas neste semestre. Relacionado a iluminação pública, cerca de 1.300 pontos foram atendidos para manutenção. A equipe também destaca o início da substituição de antigas luminárias para LED em diversas vias. Já a equipe de manutenção de sistemas de drenagem de vias, como conserto de bocas de lobo, realizaram 118 atendimentos, sendo que o número pode ser maior por conta da possibilidade de mais de um atendimento na mesma rua. Equipe do hidrojato que realiza a desobstrução de tubulações, realizou 125 atendimentos.
Os órgãos também realizaram a reurbanização da Rua Barão do Rio Branco, pavimentação, drenagem e ciclovia das vias João Silvino da Cunha e Manoel Bittencourt. Calçamento das ruas Eurico Felicio Wan-Dall (Sete de Setembro), Sylvio Scottini (Santa Terezinha), Edésio Maya (Santa Terezinha), João Pedro da Silva (Gasparinho), Santo André (Bela VIsta), Gertrudes Krauss (Gaspar Mirim), Santília Warkenhager (Gaspar Mirim) e Roseli Krauss (Gaspar Mirim). Receberam novos trechos de pavimentação a Rua Guilherme Belz e Reinoldo Belz no Bairro Gaspar Alto.
As secretarias também cooperam nas obras recém iniciadas da Rua Pedro Bonifácio Sabel no Margem Esquerda e Rua Frei Antônio Moser no Coloninha. Foi realizado também o alargamento e base da Estrada Geral da Garuba para o futuro recebimento da pavimentação e alargamento das vias Paulo Aquelau Roncaglio no Barracão e Ernesto Censi no Macuco. A Secretaria de Obras finaliza pontuando os 1.480 metros de tapa buracos realizados e a implantação de 5.030m de ciclovias.