Agricultura comemora a ampliação de serviços

   A Secretaria de Agricultura e Aquicultura executa várias atividades de prestação de serviço à comunidade, além de projetos que visam fomentar, modernizar e ampliar a agricultura em Gaspar. Um exemplo é o crescimento da produção de soja. Conhecida pelas arrozeiras, Gaspar também vêm se destacando com a produção do grão. No Bairro Lagoa a Secretaria acompanha uma produção que só este ano, já realizou três colheitas.

   Foi criada em abril, a Câmara Técnica da Agricultura e Piscicultura. Mediante o amplo setor agrícola do município, que envolve um dos maiores pilares econômicos, a câmara foi criada. Visa estimular e potencializar ainda mais a agricultura da região e suas demandas. É desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo (DEL) juntamente com a Coordenação da Secretaria de Agricultura. Fazem parte da C.T, colaboradores da Secretaria da Agricultura, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Comandante Coronel Jefferson Schmidt, da 7ª região da PMSC, além de agricultores do município.

   A C.T assumiu um importante papel de elo entre as variadas vertentes que permeiam a agricultura municipal. São realizadas reuniões, planejamentos estratégicos e apresentados novos projetos. Dentre os já iniciados, está sendo desenvolvido um projeto que objetiva a segurança destes locais. A ideia partiu do Cel. Jefferson, com foco inicialmente ao combate de furto especializado e rede de segurança similar à Rede de Vizinhos.

   A Secretaria da Agricultura passou a oferecer também, a partir deste ano, o Licenciamento Ambiental na Piscicultura em parceria com o IFSC, Epagri e Aquipar. Também deu início ao Projeto de Aquaponia, que é uma técnica de cultivo agrícola híbrido, auto sustentável (parceria com o IFSC). E em conjunto com a UNIAVAN lançaram o Projeto de Desenvolvimento da Ovinocultura, que incentiva a criação de ovelhas. Já o Projeto Peixe Verde, que conta também com as parcerias IFSC e Epagri, passou a desenvolver técnicas de criação de peixes com pastagem. O objetivo é disseminar os benefícios do cultivo de peixe orgânico.

   Além destas ações, a Secretaria da Agricultura e Aquicultura também destaca a continuidade da parceira da Campanha de Distribuição de Calcário, onde mais de 800 toneladas foram distribuídos nestes primeiros seis meses de 2021 e 38 produtores atendidos. Parceria esta com o Governo do Estado e Epagri. Com foco na capacitação, também foi realizado um curso de Manutenção de Tratores e Implementos Agrícolas, em parceria com o Sindicato Rural de Ilhota e Epagri. Também em conjunto com o órgão, foi lançado o Projeto de Cultivo de Arroz “Tipos Especiais”. Programa de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF). E a distribuição de 400l de larvicida biológico para os bairros Alto Gasparinho, Arraial, Belchior Alto, Belchior Baixo, Belchior Central, para o controle de mosquitos (borrachudo).

   Em parceria com a Agapa, a Secretaria da Agricultura passou a contar com o Programa de Castração Solidária. Com ele a população de baixa renda poderá realizar a castração de seu pet a baixo custo ou até gratuita. A Secretaria também entregou ao órgão, uma sala em anexo a sua edificação, a qual a Agapa agora atende a população. A Agricultura também manteve a continuidade de demais serviços como o atendimento clínico veterinário e inseminação artificial e serviços com maquinários como patrulha mecanizada, trator de pneu, e escavadeira hidráulica.