Alunos devem ter maior período de presencial no próximo semestre
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação informa aos pais e responsáveis de alunos de 0 a 6 anos, matriculados nas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) devem responder o formulário para solicitação de mudança entre as modalidades de ensino semipresencial e ensino 100% remoto. Nesse próximo semestre, a alternância entre as turmas será realizada com um intervalo maior, conforme as especificidades de cada educandário, proporcionando que o aluno fique mais tempo em sala de aula, mas com a mesma segurança.
Cada unidade de ensino possui um Plano de Contingência (PLANCON), esse plano define a quantidade de alunos que devem permanecer dentro de uma sala de aula, conforme as regras sanitárias estabelecidas pelo Governo Estadual. No último semestre, a turma era dividida em dois grupos, neste semestre, será respeitada a capacidade de lotação máxima, ou seja, será realizado um rodízio apenas com os alunos que estiverem além da capacidade da turma, isso irá diminuir a alternância de atendimento.
“Por exemplo, uma sala com capacidade para 12 crianças e com 15 alunos matriculados terá 3 alunos excedentes. Em uma semana 3 farão o ensino remoto, na outra esses 3 retornam ao presencial e outros 3 seguem no remoto. Dessa forma, ao invés de ficar uma semana em sala e outra remoto, os alunos permanecerão mais semanas sequencias em sala”, explica o secretário de Educação, Emerson Antunes.
Assim como no primeiro semestre, os atendimentos serão realizados na modalidade semipresencial, com alternância da quantidade em excesso, e ensino 100% remoto. O retorno para as aulas semipresenciais é facultativo, e o aluno que optar em não ir à escola seguirá com o ensino remoto, através da plataforma Google Sala de Aula.
As famílias que optarem pelo ensino semipresencial ou 100% remoto, deverão informar a gestão sobre as faltas. Serão aceitas apenas justificativas por doença (atestado médico) ou justificativa escrita pelos pais ou responsáveis.
Cuidados pandemia
Para garantir as melhores condições de trabalho e estudos à toda comunidade escolar, a rede municipal de educação de Gaspar segue um rigoroso protocolo sanitário, o que permite a mudança no sistema com responsabilidade.
Todas as unidades básicas de educação do município são adequadas, que estabelece pontos diversos como: distanciamento seguro, dispensadores de álcool 70 em gel, funcionário aplicando álcool 70 na mão dos alunos, medição de temperatura, redução da capacidade de salas de aula, alternância de horário da merenda, higienização e muitas outras medidas seguem em execução.
Acesse o formulário: https://forms.gle/qgQKtHyeztSzucLYA
Mais informações: Secretaria de Educação (47) 3331-1901.