Reunião técnica com piscicultores acontece nesta terça-feira

A Prefeitura de Gaspar, por intermédio da Secretaria da Agricultura e Aquicultura deve realizar uma reunião técnica com os profissionais piscicultores do município. A ação é promovida com apoio da Epagri/Ciram, Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar), IFSC de Gaspar e da Superintendência do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O tema será Licenciamento Ambiental na Piscicultura e todos os produtores de peixes poderão participar. As vagas são limitadas, portanto os interessados podem entrar em contato com a Sec. da Agricultura pelo (47) 3332-2990 para consulta de vagas e reservas.

 

A produção de peixes em território catarinense deve ser legalmente licenciada, conforme a lei estadual de 2018, n° 17622/2018. Portanto, a reunião será de suma importância para a comunidade. A reunião será no próximo dia 20 de julho, a partir das 14 horas, no Auditório do Ditran, localizado nas dependências da Prefeitura de Gaspar. Todas as normas de prevenção a covid-19 devem ser seguidas além da obrigatoriedade da máscara. “O objetivo é orientar os produtores quanto às regras estabelecidas para a produção de peixes para que consigam a legalização via licença corretamente”, destaca o Técnico Agrícola, Juliano André dos Santos

 

Gaspar está entre um dos maiores produtores de tilápia do Estado, todos os anos são produzidas dezenas de toneladas de peixe, grande parte da espécie tilápia. Assim sendo, o município conta com restaurantes, pesqueiros e pesqueiros por exemplo, que fomentam não só o setor econômico e agrícola, como também o turismo. Muitos destes criadouros situam-se em belos locais e dispõe de outras atividades.

 

Na reunião que ocorrerá na próxima terça-feira, produtores serão instruídos quanto aos tipos de licenças que há e qual a sua categoria baseada no tamanho e tipo de cultivo que devem ter. Dentre elas está Licença Ambiental Prévia (LAP), Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO). Para criadouros de pequeno porte, são autorizadas por meio da emissão de Autorização Ambiental Municipal.