Projeto Integrar da SEMED é referência para outras cidades

Gaspar recebeu na sexta-feira, dia 30 a visita do vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e Região (AMA), tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel. O representante da instituição do oeste de Santa Catarina conheceu as futuras instalações do Projeto Integrar, que tem como objetivo promover a inclusão social e criar condições igualitárias de desenvolvimento de aprendizagem e transformação social. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação.

De acordo com o secretário de Educação, Emerson Antunes, é uma alegria ver um projeto pioneiro se tornar referência para outros municípios. “Perceber o sucesso desse projeto que ainda está em fase de implementação, é motivo de orgulho para a nossa educação. A educação municipal de Gaspar serve de modelo para outros municípios, que buscam entender o funcionamento do nosso projeto, mas também que é possível criar um ambiente mais humano para nossos alunos”, explica.

Para o tenente-coronel, Aldair Pimentel, não há nada parecido com o projeto no estado. “Estou há três anos trabalhando na causa do autismo, e até agora não tive conhecimento de nenhum projeto como esse. Nosso objetivo é conhecer o Projeto Integrar, desde a etapa da sua criação, até o desenvolvimento. Vejo que o poder público está no caminho certo, inovando e, com certeza terá ótimos resultados. O resultado será mutuo para as famílias, autistas e para o próprio poder público”, destaca Pimentel.

Projeto Integrar

Em fase de implementação, o Projeto Integrar deve atender pelo menos 113 crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista – TEA. O serviço integrado vai permitir o acompanhamento e monitoramento desses alunos, que atualmente estão matriculados na rede municipal de ensino.

O projeto irá proporcionar aos alunos inclusão social, atendimento individual de cada caso, atividades externas, interação, comunicação além de contribuir com a promoção da saúde, apoio psicossocial e reabilitação, conforme o projeto terapêutico individual. Além do apoio aos alunos, o projeto vai proporcionar o apoio integral às famílias. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psicopedagogos e terapeuta ocupacional.

O TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), o TEA é classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social; padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional da criança.

Os sintomas podem estar presentes nos primeiros anos de vida até os 8 anos. Sendo assim, é de extrema importância que se observem os sintomas, seu perfil comportamental e cognitivo e que se identifique como a pessoa interage com o ambiente.

O tratamento do autismo engloba assistência multidisciplinar, com engajamento da família e de todos os profissionais envolvidos no tratamento, de forma que a criança desenvolva o máximo de suas potencialidades.