Gaspar amplia a vacinação para pessoas com idade a partir de 33 anos

Nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idade acima de 33 anos. A ação ocorre através de um drive thru e, será exclusiva para este público. A vacinação será das 8h às 14h, no Centro de Vacinação, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. O público por faixa etária deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência de Gaspar. Estarão disponíveis 1.800 doses do imunizante para este público.

A vacinação acontece por ordem de chegada, porém, a Secretaria de Saúde sugere o escalonamento por mês de aniversário, para garantir mais conforto e evitar filas. Pessoas nascidas em janeiro podem comparecer às 8h, fevereiro e março às 9h, abril e maio às 10h, junho e julho às 11h, agosto e setembro às 12h, outubro e novembro às 13h e dezembro às 14h.

A ampliação da primeira dose em demais grupos depende chegada de uma novas remessas do Governo Federal. A informação é divulgada nas redes sociais e site da Prefeitura e canais oficiais de imprensa.

Segunda Dose

Nos demais (terça-feira das 8h às 15h e quinta-feira das 8h às 12h) o Centro de Vacinação segue aberto para aplicação da segunda dose. Pessoas que tenham a segunda dose da CoronaVac programada até o dia 02 de Agosto, devem fazer o agendamento pelo WhatsApp 3703-3777. Também continuam as aplicações de segunda dose da AstraZeneca para quem tomou a primeira dose até o dia 20 de maio.

O agendamento para segunda dose da CoronaVac se faz necessário para evitar o desperdício de doses. “Temos recebido poucas doses e a procura desse público também está baixa. Por isso, optamos pelo agendamento para otimizar o quantitativo de doses disponíveis com o número de pessoas a serem vacinadas”, explica Silvania.

Na terça-feira, dia 3, ainda há doses disponíveis para a primeira aplicação de grupos prioritários:

• Pessoas com comorbidades e com deficiência permanente com 18 anos ou mais;
  • Profissionais da saúde, da educação, das forças de segurança e limpeza urbana;
  • Caminhoneiros e profissionais do transporte com carteira C, D ou E;
  • Gestantes, puérperas e lactantes com prescrição médica indicando a aplicação da vacina.

Vacina do Bem

A Prefeitura de Gaspar, por meio do Sistema de Comando em Operações contra a COVID-19, arrecada alimentos no Centro de Vacinação. Os alimentos serão entregues à Conferência Vicentina, que distribui para as famílias que estão em vulnerabilidade social, cadastradas na entidade. Os alimentos não perecíveis podem ser entregues durante as ações de vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.

A Conferência Vicentina reforça que os itens prioritários de doação nesse momento são café em pó, óleo de soja, leite integral e pacotes de biscoito. Além disso, a entidade pede, se possível, a doação de produtos de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental, absorventes, shampoo e papel higiênico.

Esta ação faz parte da Campanha Fica Bem Gaspar, lançada no ano passado com o objetivo de agregar todas as ações em prol das pessoas no enfrentamento à pandemia.
O Centro de Vacinação fica no Bairro Margem Esquerda, Rua Hercílio Fides Zimmermann, na Arena Multiuso.