Gaspar adere ao Programa Cultivar e amplia esportes nas escolas

A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria da Educação (Semed) e Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) implantam o Programa Cultivar, do Conselho Federal de Educação Física (Confef) em parceria com o Guarani Sport. O objetivo do programa é suprir escolas com equipamentos esportivos, didáticos e capacitação de profissionais para o desenvolvimento de modalidades diversificadas. O programa trabalha com método próprio, que engloba tanto aspectos físicos, intelectuais e sociais do aluno como também aspectos emocionais. Ao todo são mais de 3 mil escolas atendidas e o método permite trabalhar com turmas de até 40 alunos.

Todas as escolas da rede de ensino do município e que atendem alunos dos primeiros e segundos anos de Ensino Médio, já receberam os materiais. Nesta terça-feira, 03 de agosto, na Escola Prof. Anacleto Cardoso, no Bairro Poço Grande, os professores participaram de uma capacitação que durou o dia todo. Eles receberam instruções e informações sobre estes esportes e sobre os equipamentos. O programa desenvolve principalmente esportes como voleibol, tênis, hóquei, basquete e badminton. “Queremos trabalhar com novidades e atrair mais os jovens a prática destes esportes. Com o programa visamos o aumento do repertório na área de atuação destes polos e garantir uma vida ainda mais saudável as crianças”, salienta Roni Jean Muller, Diretor-Presidente da FMEL.

Na capacitação, teorias e práticas diversas foram apresentadas, como: Tipos, pesos e tamanhos de bolas, rede de voleibol e a sua manutenção, tipos de passes, saques e como demonstrar as técnicas didaticamente aos alunos. Também assuntos referentes à segurança dos mesmos. “Recebemos este material e já começamos a utilizá-los. Realmente, modalidades como o badminton e o hóquei, não tínhamos na nossa rede de ensino, tão pouco o tênis de campo. As crianças estão adorando aprendê-las”. Destaca a Professora da Escola Ervino Venturi, Elisiana Cecília Wehmuth.

O programa também faz parte do Plano de Contingência da Educação para a Retomada das Aulas Presenciais em Santa Catarina (Plancon Edu Estadual), da Defesa Civil do Estado. “Cada aluno recebeu seu próprio material, os quais devem cuidar e mantê-los limpos. Também por conta do covid-19, cada um tem sua própria raquete, por exemplo. Esse incentivo está sendo bastante assertivo, uma vez que muitas destas crianças estão voltando agora para as aulas de educação física e precisam resgatar essa desenvoltura motora. O material é de excelente qualidade, em mais de 20 anos como professora, é a primeira vez que recebemos kits como estes”, salienta Elisiana.

O Programa Cultivar também atende as crianças do Programa Iniciação Esportiva da FMEL e Semed. O Professor Igor, responsável pelo projeto destaca que “esta é uma importante capacitação realizada pelo Professor Marques, que é um exímio profissional no esporte e grande conhecedor do Programa Cultivar. O planejado é adquirir conhecimento adequado para trabalhar com o material recebido, bem como diversificar atividades, desenvolver competências e habilidades que talvez em outras modalidades não teríamos”.