Prefeitura de Gaspar realiza plantio de 1.400 mudas de árvores

A Prefeitura de Gaspar, através da diretoria de Habitação, deu início à fase de arborização do Loteamento Margem Esquerda. O loteamento está localizado no bairro do mesmo nome, nas margens da BR 470. A ação faz parte do processo de regularização fundiária realizado pelo município.

No local, devem ser plantadas cerca de 1.400 mudas de árvores de diferentes espécies. Este processo é um passo importante para a regularização fundiária e entrega de titularidades. Consiste numa série de melhorias exigidas e que envolvem diversas áreas, que vão desde a terraplenagem e melhoria de infraestruturas, à resolução documental e análises sócio econômicas. Os trabalhos são realizados pelo Programa GeHab de regularização fundiária do município.

Santiago Martin Navia, Diretor de Habitação destaca que “o projeto está dividido em áreas de preservação, canteiros e arborização de vias públicas. É uma forma de garantir a qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente. Tomamos cuidado quanto ao paisagismo, para garantir que as vias recebam árvores variadas, floridas ou mais verdes, para criar um contraste bem proporcionado”. Esta ação conta com a supervisão e parceria da Superintendência do Meio Ambiente.

“A equipe que faz o plantio está atenta às áreas em que passam rede elétrica e sistema de drenagem, para não causar prejuízos. O projeto preza pela segurança das pessoas e pela conservação das infraestruturas existentes, ao mesmo tempo que oferece qualidade”, destaca Jean Alexandre dos Santos, Secretário Municipal de Planejamento Territorial. Dentre alguns exemplos das espécies, estão ipê amarelo, roxo e branco, aroeiras salsa e manacás da serra para os canteiros, jabuticabeiras, araçás, igás de metro, anonas para áreas verdes, palmeiras, bicuibas e cerejeiras do Rio Grande do Sul para as vias.

Já foram plantadas 600 mudas de árvores. A previsão é que todas as mudas estejam devidamente plantadas num prazo de 30 dias, mediante condições climáticas favoráveis. Esta é uma das últimas fases para encaminhar a regularização fundiária do loteamento.

Para a próxima etapa, será dada entrada do registro dos imóveis em situação irregular, para posteriormente os títulos de propriedade serem entregues às famílias. Para o Prefeito Kleber Wan-Dall, “a entrega desses títulos será, sem dúvidas, o momento mais importante, pois marca o fim de mais um grandioso projeto de regularização fundiária e o início de uma vida ainda mais digna a estes moradores”.

No loteamento Margem Esquerda, a Prefeitura de Gaspar realizou nos últimos anos a pavimentação de todas as vias, implantação de sistema de drenagem e saneamento básico, iluminação pública e calçadas. Também recebeu a nova sede da Escola Prof. Angélica de Souza Costa e a Unidade de Estratégia Saúde da Família Margem Esquerda II. Além da promoção à moradia adequada para todos os moradores, o processo de regularização prevê o acesso à educação, saúde e lazer.