Mês da Primeira Infância tem programação especial online

A Prefeitura de Gaspar, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove o Mês da Primeira Infância. A programação é realizada pelo Programa Criança Feliz, que oferta assistência para crianças de 0 a 6 anos para famílias cadastradas no CadÚnico. O programa proporciona ações como cuidados com a saúde, bem estar, informações, acesso a outros programas sociais e políticas públicas desenvolvendo a primeira infância das crianças atendidas. Desde o início da pandemia, as visitas foram restritas e os trabalhos passaram a ser realizados com atendimentos online e programação em vídeos, disponibilizados a todos via YouTube.

Para este mês de agosto, uma programação especial foi planejada, com foco principalmente na cultura, sendo que dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro. Conforme Francieli Spengler, Diretora de Proteção Social, “Durante todo o mês de agosto, iremos abordar temas do Marco Legal da Primeira Infância e também do Folclore Brasileiro como Boitatá, Saci, Iara e Lobisomem. Bem como conteúdos separados para públicos específicos como gestantes e puerpério e idades de 0 a 3 anos”.

Até o momento foram lançados sete vídeos, sendo eles sobre o Programa Criança Feliz e a Primeira Infância, o Mês do Marco Legal da Primeira Infância, dúvidas sobre a gravidez, o que é a primeira infância, a história do boitatá e teatro de dedoches sobre o puerpério. Bem como sobre os tipos de choros e dicas para acalmar o bebê. Toda a programação já disponível, pode ser visualizada no canal da Prefeitura de Gaspar, na playlist do Programa Criança Feliz. Os conteúdos são oferecidos principalmente para as famílias atendidas pelo programa, mas toda a comunidade também está convidada a acompanhar a programação.

“O Brasil possui uma das leis mais avançadas do mundo para cuidar do período mais importante da vida. É a Lei Federal nº 13.257, conhecida como o Marco Legal da Primeira Infância. Estabelecendo princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil”, destaca o Secretário da Assistência Social, Salésio Antonio da Conceição. É nesse período de 0-6 anos, chamado primeira infância, que o ser humano desenvolve a inteligência e competências essenciais para as demais fases da vida.

Conforme destaca Francieli, “cerca de 10% da população brasileira está nessa faixa etária. São 20 milhões de crianças vivenciando um período crucial para a formação humana, em que todas as situações e a forma como atende-se a estas necessidades essenciais, são especialmente importantes”. Os vídeos devem ser postados todas as quartas, sextas e segundas-feiras de agosto. São vídeos curtos e devem agregar bastante na vida das crianças e famílias.

Conteúdo:

Início do Mês do Marco Legal da Primeira Infância – TEASER – MÊS DO MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA

A importância do brincar – A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Programa criança feliz e a primeira infância – PROGRAMA CRIANÇA FELIZ E A PRIMEIRA INFÂNCIA

Mês do Marco legal da primeira infância – MÊS DO MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Gravidez, e agora? – GRAVIDEZ, E AGORA?

O que é a primeira infância? – O QUE É A PRIMEIRA INFÂNCIA?

Folclore – boitatá – FOLCLORE – BOITATÁ

Puerpério – teatro de dedoches – PUERPÉRIO – TEATRO DE DEDOCHES

O choro do bebê de 0-1 ano – O CHORO DO BEBÊ DE 0-1 ANO

Link para a playlist completa do programa: (HORA DA LEITURINHA)