Setor de Habitação da Gaspar moderniza processos
A Prefeitura de Gaspar continua o processo de modernização dos serviços e iniciou a implantação de uma nova ferramenta para o Setor de Habitação. A melhoria conta com a integração de uma plataforma online para o site da Prefeitura, que facilitará a gestão dos projetos. A empresa responsável pelo desenvolvimento é a Habisoft. A plataforma foi criada para auxiliar os municípios em todos os seus processos desde regularização fundiária a programas habitacionais. Em Gaspar, será responsável pelo gerenciamento virtual do Programa GeHab, que engloba todos os programas, projetos e serviços do setor.
A intenção é organizar esses processos de forma ainda mais efetiva, resultando em maior agilidade e transparência. A plataforma prevê a criação de módulos, que permitirão o acompanhamento em tempo real destas atividades, tanto para o poder executivo, quanto para a comunidade em geral. A empresa responsável já realizou o treinamento com a equipe da Prefeitura de Gaspar. Os trabalhos iniciaram com o cadastramento de todos os núcleos definidos para regularização. Também foi alinhado como devem ser realizados os cadastros pelos munícipes. De acordo com o diretor de Habitação, Santiago Martin Navia, “é a tecnologia em prol da desburocratização dos serviços, buscamos com isso acelerar e democratizar ainda mais os projetos habitacionais”.
O Habisoft será 100% online e as informações serão todas criptografadas prezando pela segurança. Permitirá envio de documentos sem sair de casa, visualização de lista de contemplados em programas, andamento de processos, posição em filas de espera, geração de boletos e documentos, dentre outros. “É um passo grande para o setor e para a transparência das informações, uma vez que o programa gera estatísticas e gráficos em tempo real. Também deve impactar positivamente na nossa economia”, destaca Jean Alexandre dos Santos, Secretário de Planejamento Territorial.
No momento a plataforma é de uso interno. Conforme finalizada essa fase, será disponibilizado link para que a comunidade possa utilizar e acessar os programas. A previsão é que tudo já esteja em total funcionalidade até o
próximo ano.