Gaspar ganha ponto de descarte de lâmpadas usadas
A destinação correta das lâmpadas usadas já é realidade em Gaspar. A Diretoria de Resíduos Sólidos do Samae de Gaspar, através de uma parceria com a Reciclus, instalou nesta semana o primeiro ponto de coleta de lâmpadas do município.
A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que busca estimular o consumo sustentável e promover a destinação correta de lâmpadas. Retornam ao ciclo da cadeira produtiva as lâmpadas de uso doméstico dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares, vapor de mercúrio, sódio ou metálico e luz mista.
O Diretor-Presidente do Samae, Cleverton João Batista, explica que o ponto de coleta irá contribuir na proteção do meio ambiente “nossa cidade seguirá a legislação ambiental vigente, já que o descarte incorreto deste material é prejudicial a saúde da população em geral.”
Todo material descartado é coletado pela Reciclus que por sua vez encaminha os materiais para reuso, reciclagem ou descarte correto, de acordo com as condições do material coletado. O descarte pode ser realizado na sede do Samae localizada na Rua João Vieira, 189, no bairro Santa Terezinha de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Sistema de Logística Reversa faz parte da Lei Federal nº 12.305/2010, que de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, compartilha a responsabilidade civil e social da vida dos produtos entre consumidores, fabricantes e poder público.