Gaspar terá mês para relembrar enchente de 2011

   A enchente que atingiu Gaspar em setembro de 2011 deixou muitas histórias de angústia, situações difíceis e momentos de solidariedade entre a população. O desastre que atingiu mais de 58 mil pessoas completa dez anos no próximo mês. O episódio foi um marco na história de Gaspar, não apenas pela extensão de seus estragos, mas também por promover a transformação da Defesa Civil no município.

   Para relembrar esse episódio, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil realiza uma exposição fotográfica alusiva aos 10 anos da enchente, a partir do dia 8 de setembro, a partir das 9h. A exposição será exposta no Paço Municipal da Prefeitura e ficará durante todo o mês. Na abertura será realizada uma homenagem a todos os ex-coordenadores e superintendentes que já passaram pela Defesa Civil e contribuíram com as transformações que ocorreram nos últimos anos.

   De acordo com a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza, será um momento para relembrar o passado. “Desastres precisam ser lembrados para minimizar os danos e seus efeitos. Por esse motivo, faremos essa reflexão durante o mês, contando por que ela virou um marco na nossa história e também mostra que nossa comunidade é forte, resiliente e sempre aguerrido”, conta.

Enchente

   No dia 8 de setembro de 2011 o nível do Rio Itajaí – Açu chegou à 9m42, deixando mais de 23.039 mil pessoas desalojadas, 559 desabrigadas, além disso, mais de 7.661 residências foram atingidas. Escolas, unidades de saúde, 180 estabelecimentos comerciais e 84 indústrias também sofreram as consequências das cheias.