FMEL Gaspar promove avaliação para alunos do Paradesporto
Na última sexta feira (20 de Agosto) o Paradesporto de Gaspar, realizou uma avaliação com os alunos da Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni, no bairro Gasparinho. Na ocasião foram avaliados alunos de todas as deficiências, inclusive autistas dos anos inicias e finais.
Essa avaliação busca observar a coordenação motora dos alunos. Nesta primeira avaliação também é feito um questionário com os pais, para saber a qualidade do sono, alimentação e o uso de medicamentos. No decorrer deste processo alguns alunos estão sendo convidados a participar de avaliações também no Centro Referencia Paralímpica, localizado na cidade de Blumenau. O objetivo é identificar potenciais atletas para futuras competições como os Parajesc, que são os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina, e representar o nosso município, além de ofertar prática esportiva inclusa na cidade.
Na avaliação participaram 12 crianças e adolescentes. Os alunos foram avaliados pelo Professor Carlos Henrique de Oliveira, que está à frente do Projeto Paradesporto, realizado pela Prefeitura de Gaspar, Secretaria de Educação e Fundação Municipal de Esportes de Lazer de Gaspar. “Para dar inicio a um trabalho de qualidade, é muito importante fazer estas avaliações junto às escolas e salas de Atendimento Educacional Especializado, que estão no dia a dia destas crianças, muitas vezes no turno e contra turno escolar, contribuindo na formação destas crianças. O Paradesporto será mais uma ferramenta de qualidade de vida, mostrando às famílias e à comunidade que estas crianças podem e tem direito ao esporte, ou simplesmente terem em suas vidas a prática de atividade física, seja ela qual for”, comenta o Professor Carlos Henrique.
A FMEL Gaspar pretende, nos próximos meses, continuar realizando essas avaliações nas escolas dos municípios, trazendo cada vez mais alunos com deficiência para o mundo das competições esportivas. “Trabalhamos fortemente para gerar oportunidades para todas as crianças e jovens de Gaspar, o Paradesporto vem para preencher uma lacuna que antes não existia em nossa cidade, estamos fazendo história e marcando a vida de muitas crianças, e a nossa missão enquanto serviço público é dar voz para todos”, comenta o Diretor-Presidente da FMEL Roni Muller.
Na data de hoje (24 de Agosto), também iniciam as Paralímpiadas, a principal competição disputada por Paratletas de todo território mundial, milhares de jovens e adultos que treinam durante anos, esperam por essa competição para representar o seu país.