Saúde reforça importância de comparecer em consultas agendadas
De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde, cerca de 15,9% das consultas agendadas com médicos especialistas da Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi, deixaram de ser realizadas por falta de comparecimento dos pacientes. São 3.331 mil pessoas que faltaram nas consultas, entre os meses de janeiro a agosto deste ano. A Prefeitura de Gaspar reforça a importância da população comparecer às consultas ou avisar com antecedência. Desde janeiro, foram realizados mais de 18 mil atendimentos na Policlínica Municipal.
As consultas com especialistas de cardiologia, neurologista, ortopedia são as que mais registraram o número de absenteísmo no município. De acordo com a diretora-geral de Especialidades, Elisângela Urbano, o não comparecimento dos usuários às consultas e exames marcados torna-se prejudicial para toda a rede e acaba retirando a oportunidade de mais pessoas serem atendidas. “Quando uma pessoa não comparece na consulta, não conseguimos colocar em tempo hábil outro paciente no lugar, devido algumas rotinas burocráticas. É preciso a confirmação da falta, baixar no sistema, para somente, então, conseguir agendar outro paciente. Por isso, pedimos que a comunidade faça o possível para não faltar e, se não puder comparecer, que avise com antecedência para que possamos chamar outras pessoas”, explica.
A data da consulta é definida conforme a urgência de cada paciente. Para conseguir atendimento, é necessária a avaliação de um médico da unidade básica de saúde. Após o atendimento e a necessidade de tempo de cada um, a consulta é agendada no prazo de no máximo 30 dias. “Os pacientes são avisados da consulta com especialista por meio de ligação. Porém adotamos mensagens via aplicativos, pois muitas vezes não atendem, ou não retornam”, destaca Elisângela.
A recomendação da Secretaria de Saúde, é que os pacientes mantenham seus dados sempre atualizados, como endereço e um telefone de contato. Além disso, pacientes que, por exemplo, saibam que não poderão comparecer na data da consulta, procurem a unidade de saúde do bairro, para desmarcar a data. Assim, ele garante que um novo usuário possa ser atendido e evita a ociosidade da equipe médica.
Sobre o Absenteísmo
O absenteísmo compromete a capacidade de marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde, acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta e gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é pago pelo município mesmo quando o usuário não comparece a um atendimento agendado.
Mais do que prejudicar o dia de atendimento, as faltas injustificadas de pacientes sem qualquer comunicação prévia em consultas ou exames agendados compromete a eficiência do serviço. Ou seja, o prejuízo acaba afetando a todos os usuários do Sistema de Saúde.