Produtores gasparenses conhecem sistema de aquaponia
Com a proposta de produzir peixes associada ao plantio de hortaliças, o sistema de aquaponia está sendo apresentado aos pequenos produtores pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura. Nesta quarta-feira, dia 25, foi realizada uma viagem técnica e contou com a presença de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, membros da Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar), EPAGRI E professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Gaspar).
O objetivo da visita foi de conhecer o sistema de aquaponia que combina a prática da aquicultura – produção de organismos vivos na água – com a hidroponia – cultivo de plantas sem solo, geralmente hortaliças. A comitiva gasparense foi recebida pela produtora rural Juliana Saran, de Guabiruba que possui em sua propriedade um sistema de cultivo de peixes e hortaliças protegido por estufas. A agricultora produz cerca de 4.000 pés de alface por mês utilizando a técnica, além disso, o peixe cultivado é a carpa colorida, que atende o mercado local.
Conforme explica o secretário de Agricultura e Aquicultura, André Pasqual Waltrick, o município atua na prospecção de novas tecnologias para os produtores rurais, e a Aquaponia é uma dessas iniciativas. “A ideia é trazer inovação ao município, já temos produtores de hortaliças no município, inclusive em sistemas de hidroponia e queremos ampliar ainda mais, ofertando mais oportunidade ao nosso produtor local”, destaca.
Aquaponia
A Aquaponia é um sistema que engloba a aquacultura (criação de peixes em viveiro) com a hidroponia (cultivo de plantas sobre a água), funcionando num sistema fechado e dinâmico onde os resíduos dos animais servem de nutrição para as plantas, e estas, por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para os peixes crescerem saudavelmente.
“Comparativamente aos métodos tradicionais de cultivo, a aquaponia apresenta vantagens enormes do ponto de vista ambiental, rentabilidade e outros”, explicou o secretário, André Pasqual Waltrick.