FMEL de Gaspar inicia construção de pista de Bicicross

    A Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar deu início a obra de uma pista de BMX Bicicross. A estrutura está sendo implantada nos fundos do campo de futebol de areia da Área de Lazer da localidade de Águas Negras, que fica na transversal da Rua Estrada Geral Águas Negras com a Rua Rio do Sul. A obra completa, que é dividida em três etapas, deve ser concluída em 2022.

    A obra está sendo construída de uma forma em que possa ser utilizada tanto pelos atletas que irão usufruir da pista para treinos visando a disputa de campeonatos, como para aqueles que buscam apenas a recreação, com rampas de vários tamanhos, para que as crianças também possam utilizar da pista. “A idéia inicial é ter um espaço para comunidade e em especial aos atletas da modalidade, acreditamos que desta forma vamos avançar nos investimentos no BMX Bicicross”, comenta o Diretor-Presidente da Fundação Municipal e Esportes e Lazer de Gaspar, Roni Muller.

    A execução do Projeto para essa área de lazer está sendo feita em três etapas, a primeira já está em execução, e consiste na colocação do barro e utilização de maquinário especializado para criação do desenho e formas da Pista de Bicicross. A segunda etapa do Projeto consiste na colocação de grama nas laterais da pista, para auxiliar na proteção de quem for utilizar do local e também a colocação de iluminação para que o local possa ser aproveitado tanto de dia quanto à noite. A terceira e última etapa, consiste na revitalização total da Área de Lazer, sendo a implantação de um novo playground infantil, uma nova quadra de Vôlei de Praia e uma pista de caminhadas. Também haverá reformas no campo de futebol de areia e da academia ao ar livre. Será implantada pavimentação em algumas partes da pista de BMX Bicicross.

    A previsão de uma conclusão total, das três etapas da obra é para o ano de 2022. “A obra por mais simples que aparenta ser, é bem complexa, e para idealização é importante a participação dos atletas que praticam a modalidade, até porque é nossa missão sempre fomentar o esporte”, explica Roni Muller.

    O BMX Bicicross, que é um esporte Olímpico e também está presente nos Jogos Abertos de Santa Catarina, surgiu em Gaspar em meados de 1998, sendo praticado, no início, por alguns atletas na antiga Charola (terreno que fica na frente do Dietrich Material de Construção). “Com o fechamento da pista da Charola tivemos que procurar novos lugares para treino e por muitas vezes sem sucesso, buscamos a construção de pistas em diversos lugares, há mais de 20 anos, mas não tínhamos obtido sucesso nas tentativas até nos últimos meses”, comenta o Atleta de BMX de Gaspar Jean Behnke.

    Mesmo com todas as dificuldades, estavam os atletas gasparenses sempre estiveram presentes nos pódios das competições, onde já conquistaram títulos Catarinenses, Sul Brasileiros, Brasileiros e até um Quarto 4º lugar no Mundial. “Com a construção desse novo espaço para a prática do esporte, surge a possibilidade de criarmos novamente uma Equipe de Bicicross de Gaspar e levar o nome da cidade para o lugar mais alto do pódio” comenta Jean.

    As competições estão sendo retomadas aos poucos. O Calendário de provas para 2021 prevê ainda cinco corridas, sendo todas elas feitas na pista do Parque da Mallwe de Jaraguá do Sul. E para quem quiser iniciar no esporte BMX Bicicross é necessário apenas uma bike, luvas, calça e camisa de mangas compridas. As categorias são dividas por idades, começando com 3 anos até a categoria de 40+, tanto no masculino como feminino.