Saúde prepara mobilização em prol do Setembro Amarelo
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira, dia 10, uma ação de orientação com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na Praça Getúlio Vargas, em frente a Prefeitura. A mobilização pretende refletir sobre o Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção do suicídio e levar informações às pessoas sobre saúde mental. A ação ocorre durante todo o dia.
Além disso, a Secretaria realiza uma ação interna com todos os servidores da Prefeitura de Gaspar. A intenção é chamar a atenção das pessoas sobre a realidade no Brasil e no mundo, de uma forma geral. Bem como orientar para as formas de prevenção. Os servidores também foram convidados a vestir uma peça de roupa amarela e fazer um minuto de reflexão em postos de trabalho. O dia 10 de setembro foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A OMS estima que 70% dos casos de pessoas que tiram a própria vida possuem causas evitáveis e aponta o acolhimento e a escuta qualificada como uma importante ferramenta na diminuição desses números. Para tratar esses casos, a Prefeitura de Gaspar possui o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um espaço de acolhimento e escuta qualificada. Apenas em 2021, foram registrados 5.371 atendimentos relacionados à Saúde Mental no município.
De acordo com a secretária de Saúde e psicóloga, Silvania Janoelo, a saúde mental é um tema importante. “A saúde mental é um dos nossos principais desafios nesse cenário pós-pandemia. Por isso, é muito importante que esse assunto seja debatido e chegue até a nossa comunidade. Muitos vezes temos pessoas no nosso convívio que estão passando por situações que nós não sabemos, por isso a conscientização de todos é importante. Temos pessoas capacitadas que vão ajudar e criar alternativas com muita empatia. ”, conta.
Procure ajuda
Se você está (ou conhece alguém) deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.
O CAPS de Gaspar trabalha em regime de porta aberta, isto é, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.
A pessoa que procura o CAPS é acolhida e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas. Uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. Além disso, atua no acolhimento integral às situações de crise, nos estados agudos da dependência química (álcool e drogas), nas quais o usuário pode permanecer para o tratamento por tempo determinado.
Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções.A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro.E, se quiser, busque o Centro de Valorização da Vida (CVV). Ligue 188.
Ou, ligue no CAPS Gaspar (47) 3091-2101
Endereço: Avenida Construtor Augusto Vitório Deschamps, n. 63, Bairro Santa Terezinha.