Defesa Civil realiza exposição fotográfica sobre os 10 anos da última enchente

    Na manhã desta quarta-feira, dia 8, foi aberta a exposição fotográfica em alusão aos 10 anos da enchente de setembro de 2011. O episódio foi um marco na história de Gaspar, não apenas pelos estragos que atingiram direta e indiretamente cerca de 58 mil pessoas, mas também por promover uma transformação na Defesa Civil do município. A mostra está disponível na praça de atendimento da Prefeitura de Gaspar, das 8h às 17h até o dia 30 de setembro.

     Com 29 registros fotográficos, a exposição reúne pequena parte do acervo cedido pelo fotógrafo gasparense Luiz Schramm. Nas imagens, muitas histórias de situações difíceis, solidariedade e angústia. Foram 184 ruas atingidas, 23.039 pessoas desalojadas, 559 desabrigados, o evento climático é marcado pela força do povo gasparense e solidariedade.

    Além da exposição, foi realizada uma homenagem a todos os ex coordenadores da Defesa Civil de Gaspar, como Sérgio Luis Batista de Almeida, que foi um dos responsáveis pela criação do órgão em Gaspar, em 2005. Luiz Mario da Silva, servidor efetivo e foi coordenador da pasta entre os anos de 2008 a 2009, Mari Inez Testoni Theiss, que esteve à frente da Defesa Civil de 2009 a 2016, Rafael Araujo de Freitas, que esteve responsável de 2017 a 2018, e por fim Evandro de Mello que foi superintendente da pasta de 2018 a 2020.

   A atual superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína de Medeiros, que a exposição é uma forma de relembrar o passado. “A nossa missão é prevenção, 10 anos após esse desastre, conseguimos evoluir tecnicamente, para minimizar os impactos de futuros desastres com ações de prevenção, como a entrega de cota de enchente para toda a comunidade de Gaspar, além de uma comunicação mais eficiente aliada a tecnologia”, explica.

    O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca o trabalho do órgão. “Sabemos o quão importante é o trabalho da Defesa Civil na nossa cidade. Gaspar possui uma equipe de servidores e voluntários engajados, hoje conseguimos prevenir e dar respostas mais rápidas a qualquer evento adverso. Isso graças a modernização dos serviços e investimentos que são realizados constantemente na estruturação da Defesa Civil e em prol do bem-estar da população”, salienta o prefeito.