Comad abre espaço para sugestões do público

Comunidade terá espaço para enviar sugestões e propostas para a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas

O município de Gaspar aprovou a minuta do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (PLAMAD). O documento foi elaborado em parceria com a Cruz Azul, durante a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre drogas (COMAD). Antes da aprovação final do documento, a comunidade terá a possibilidade de enviar sugestões de inserção ou alteração de texto e propostas que poderão ser enviadas até o dia 15 de junho, por meio do link.

O documento foi elaborado a partir de um diagnóstico que envolveu o setor técnico (técnicos dos serviços relacionados ao tema em Gaspar) e comunitário (reuniões descentralizadas com a comunidade nos bairros) realizadas no período de janeiro a novembro de 2021 e apresenta estratégias para a área da política sobre drogas no município para os próximos cinco anos. Após o período estabelecido para sugestões da comunidade, o documento será atualizado e reencaminhado ao Comitê Gestor Especial de construção do PLAMAD e ao COMAD para sua aprovação final.

O Comad tem como objetivo formular a política municipal de entorpecentes bem como acompanhar a execução dele. O órgão também estimula estudos e pesquisas visando o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos e científicos referentes ao uso e tráfico de entorpecentes e substâncias que determinam dependência física e/ou psíquica.

O conselho também estabelece fluxos contínuos e permanentes de informações com outros órgãos do Sistema Estadual e Federal Antidrogas, a fim de facilitar os processos de planejamento e execução de uma política nacional de prevenção e fiscalização de entorpecentes e recuperação dos dependentes.

Ao todo, 12 conselheiros que representam órgãos públicos municipais e entidades da sociedade civil organizada discutiram e acompanharam as políticas públicas de combate às drogas de Gaspar. Os plenários têm sido realizados mensalmente, no auditório da policlínica.