Gaspar firma parceria para ampliar ferramentas de ensino

Termo com OGN Junior Achievement e Grupo Lince foi assinado nesta quarta-feira

Combater a evasão escolar e transformar a vida de alunos nas escolas públicas é o intuito da nova parceria entre a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, Grupo Lince e a ONG Junior Achievement. O termo foi assinado na manhã desta quarta-feira, dia 29 e contou com representantes das três instituições.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de evasão escolar no ensino médio no Brasil é de 6,1%. São quase 1,3 milhão de adolescentes, entre 15 e 17 anos, que abandonaram os bancos escolares, somente em 2019. Os motivos variam da falta de interesse nos estudos à necessidade de complementar a renda da família.

Esse é um dos motivos que foram considerados para firmar a parceria, que irá trabalhar temas sobre a evasão escolar, mercado de trabalho, sustentabilidade, entre outros. Os professores já iniciaram a formação para lidarem com os temas em sala de aula, para trabalharem com dinâmicas que propiciem o desenvolvimento e a compreensão da importância do jovem no processo da educação.

O empresário Sr. Leopoldo Scmalz, comenta que o projeto da ONG JA precisava chegar nas escolas do município. “Quando conheci esse projeto, tive interesse e comecei a ver como implantar isso nas nossas escolas. O projeto tem como objetivo treinar o jovem para ter a mentalidade e uma habilidade maior, e quando ele tem isso, ele está no caminho. Esses alunos são os futuros trabalhadores da nossa região e nós precisamos deles qualificados e, sabemos que se saírem da escola, vão perder muitas oportunidades”, pontua Scmalz.

Nos próximos meses o projeto pretende atingir demais turmas e professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de trabalhar sobre a evasão escolar em todos os aspectos.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a nova parceria irá mudar a vida dos alunos. “Gaspar mais uma vez sai na frente com essa parceria, nossos profissionais já recebem a formação e em breve estarão em sala de aula, desenvolvendo as atividades com os alunos. São esses jovens que daqui a alguns anos assumirão posições de liderança na nossa cidade, se continuarem estudando. Nós não vamos medir esforços para fazer com que isso seja possível”, finaliza o prefeito.

Foto: Cinara Muller