Bairro Coloninha recebe mutirão de limpeza contra a Dengue

Ação será realizada no dia 10 de setembro, a partir das 8h

Em apenas oito meses, 2022 tornou-se o ano com o maior número de casos de dengue na história de Gaspar. Até o momento, são 119 casos identificados no município. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar com o apoio da Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, SAMAE e Polícia Militar, promove um mutirão de limpeza no Bairro Coloninha, no sábado dia 10 de setembro. A ação será iniciada na Rua Frei Canísio, com partida do Centro de Convivência do Idoso, às 8h.

As ruas contempladas serão: Frei Canísio; Afonso Eberhardt; José Lanznaster; Maria da Silva; Francisco Pamplona; Martins F. Eberhardt; Juvencio José dos Santos; Francisco Eberhardt; Otto Pawlowsky; Hilário dos Santos; Júlio Zimmermann; Alicio Hugo Hostins; Francisco Andrietti e Francisco Wessling. Todas as ruas consideradas de alto risco para a contaminação de dengue.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de a comunidade ajudar com o mutirão, seja deixando os agentes de endemias
(Conheça os agentes de endemias) entrarem nos locais para eliminarem os focos do mosquito da dengue, ou até mesmo auxiliar na eliminação de água parada.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, esse é o melhor momento para eliminar os focos. “Muita gente deve estar pensando que finalmente o mosquito vai morrer e a dengue vai acabar com o inverno. Porém, a única coisa que ocorre é que as temperaturas diminuem e as larvas dos ovos já depositados podem aguardar até 450 dias para desenvolverem e darem origem a um novo inseto”, explica.

“Neste momento, trabalhamos para minimizar uma situação semelhante ou até mesmo pior no próximo verão. Pedimos para que a população não relaxe nesta época do ano e que continue focada na eliminação dos focos, ovos e larvas. O mosquito não pode ter essa chance”, complementa o secretário.

Dengue em Gaspar

Foram registrados 119 casos de dengue no município neste desde o início do ano. Além disso, dez casos seguem em investigação e o número de focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue, Zika e Chikungunya está em 360. Os Bairros considerados infestados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) são: Bela Vista (sendo o bairro com maior número de focos encontrados), Centro, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Coloninha. A prefeitura realizou mutirões de limpeza nos bairros Santa Terezinha e Bela Vista.

Transmissão

A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos. Em casos de dengue hemorrágica, o paciente necessitará de suporte hospitalar.

Sintomas de dengue

A pessoa com dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. Em caso de sintomas, não utilize nenhum medicamento e procure atendimento médico.