EEB Ferandino Dagnoni recebe título de ‘Escola Azul’

Programa busca inserir a cultura oceânica em escolas de todo o Brasil

Cerca de 50 km separam a EEB Ferandino Dagnoni, localizada no Bairro Gasparinho, do Oceano Atlântico. Mas, isso não impediu a escola de conquistar o título de ‘Escola Azul’, um programa que procurar inserir a cultura oceânica em escolas públicas e privadas de todo o país. O projeto é coordenado pela Maré da Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e reconhecido pela Unesco, agência das Nações Unidas para Educação e Cultura e conta com o apoio do Ministério da Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Programa Escola Azul é uma rede de educadores e estudantes em prol da educação para um oceano e um futuro sustentável, incentivando a pesquisa científica, inovações tecnológicos voltados para limpeza, segurança e sustentabilidade. O Conceito Escola Azul trabalha o tema oceano no currículo escolar no intuito de desenvolver o pensamento crítico e criativo para engajar a comunidade escolar na cultura oceânica.

A diretora da unidade de ensino, Simara Nicoletti, explica que a professora e Mestre em Ciências, Thamily Roedel, apresentou o programa Escola Azul. Para participar foi necessário acessar as orientações do site Maré da Ciência, inscrever um projeto que desenvolve o pensamento crítico sobre a preservação dos oceanos pelos alunos, professores e toda comunidade escolar. O projeto escolhido foi o de coleta do óleo vegetal, em apenas quatro anos, a escola recolheu e descartou corretamente, mais de dois mil litros de óleo. Ou seja, com essa ação, os alunos e toda a comunidade deixaram de poluir mais de dois bilhões de litros de água.

“União e muito trabalho em conjunto, em prol da sustentabilidade e na formação de futuros profissionais e cidadãos adultos que tenham importância do oceano desde a sua formação inicial. Sabemos que essas atividades promovem grandes transformações nos alunos, por meio do engajamento e da consciência de que, para construímos um futuro melhor, dependemos do presente que fazemos para criar as mudanças que o mundo necessita. Esse é o principal legado da Rede Escola Azul”, comenta a diretora Simara.

Com o ingresso no Programa Escola Azul, a escola poderá participar futuramente de congressos nacionais e internacionais fóruns e demais eventos voltados à sustentabilidade. Os alunos Gabriel Breno Schinaider do 6º ano e Yasmim Francine Lamin, do 8º ano, foram escolhidos, por meio de engajamento no projeto e comportamento escolar para serem os dois embaixadores do programa. Esses alunos tem a responsabilidade de sensibilizar a comunidade escolar para a sustentabilidade dos rios, mares, oceanos, entre outros, além de representar a escola, cidade, estado e país em eventos.

Para Gabriel, ser um aluno embaixador da Escola Azul é gratificante. “Fiquei muito feliz, porque eu gosto de ajudar. Estou engajado, na escola, em casa, e em todo logar. Devemos proteger a natureza”, comenta o pequeno. Já a aluna Yasmin, revela que quando soube que a escola foi umas das escolhidas, logo mostrou interesse. “Quando a diretora falou que teria dois embaixadores aqui na escola, já mostrei interesse. Sempre tive consciência de que as nossas atitudes vão influenciar na nossa vida. Temos que ter em mente que devemos ajudar o meio ambiente e os oceanos, então sempre tento falar com a minha família sobre isso”, disse Yasmim.

Além da coleta de óleo, a EEB Ferandino Dagnoni possui diversos projetos voltados à sustentabilidade, entre eles está a coleta de tampas de garrafa PET, lacres de latinha, vidros, pilhas, lâmpadas e, futuramente esponjas de lavar louça e reciclagem de instrumentos de escrita usados (lápis, apontador, borrachas etc).

De acordo com Simara, essas ações despertam na comunidade valores e ideias na sustentabilidade. “Através dos nossos alunos, que são agentes multiplicadores de valores e ideias sobre preservação da natureza, conseguimos criar um senso de responsabilidade para com as gerações futuras, além de estimular a formação de novos hábitos. O maior beneficiário é com certeza o Meio Ambiente”, conta a diretora.

O prefeito Kleber Wan-Dall incentiva práticas inovadoras na educação. “Estamos num mundo em constante transformação e ver nossos jovens interessados em pensar no futuro é reconfortante e, de certa forma, estimulante. Parabéns, mais uma vez, aos profissionais de educação e estudantes”, salienta o prefeito.

O tema oceano é trabalhado atualmente com todas as turmas da unidade de ensino, que atende mais de 540 alunos do ensino fundamental. Futuramente, a escola pretende fazer uma limpeza em uma praia, com ajuda dos alunos, professores e comunidade.

Fotos: Elisiane Roden