Gaspar começa a vacinar contra a pólio nas escolas e CDIS

São vacinadas crianças de 1 a 4 anos, mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite no município, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde mobiliza equipes para realizar imunização em escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) com a presença do boneco Zé Gotinha. A vacinação da pólio está disponível para crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A imunização nos educandários iniciou nesta semana, e segue conforme calendário das equipes.

O imunizante só é aplicado nas crianças, mediante a autorização dos pais ou responsáveis. Cada unidade de ensino envia para os pais um comunicado com as orientações sobre a vacinação e solicita a declaração e caderneta de saúde, para que as gotinhas sejam dadas às crianças. A estratégia vai ser adotada até o fim da Campanha Nacional contra a Poliomielite, que vai até 9 de setembro.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, conta que os índices vacinais estão preocupantes. “A cobertura vacinal contra a poliomelite em Gaspar está muito baixa. Não queremos assistir o retorno de doenças que estavam erradicadas há anos, como é o caso do sarampo. Estamos empenhados em prol das nossas crianças. A situação é preocupante e sabemos que apenas conseguiremos sair da zona de risco se as famílias se conscientizaram da importância de colocar as vacinas em dia”, enfatiza o secretário.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, a campanha contra a Poliomielite aponta que foram vacinadas aproximadamente 2.086 crianças menores de cinco anos, o que representa 52,19% das 3.997 aptas a tomar a vacina. A meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo.
A aplicação da vacina contra a poliomielite também continua nas unidades de saúde, com sala de vacina, nos dias úteis, sem necessidade de agendamento. No feriado, de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, a unidade de Saúde do Centro, estará aberta das 8h às 12h, durante a semana, podem procurar a sala de vacinação do local até as 19h.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite segue até 9 de setembro para crianças menores de cinco anos, assim como a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.