Gasparense conquista 3º lugar no mundial de Corrida de Aventuras

Etapa final foi realizada entre os dias 17 a 22 de setembro no Paraguai

A partir da última quinta (22), a comunidade gasparense passou a ter mais um motivo para sentir cada vez mais orgulhosa do esporte local. O atleta de Gaspar, Jonas Junckes ao lado dos seus colegas de equipe Camila Nicolau, Guilherme Pahl de Brasília e do britânico Nick Gracie, todos pertencentes a equipe Team Brazil Multisport, conquistaram o terceiro lugar na Expedición Guaraní ARWC 2022 realizada no Paraguai e valida como etapa final do Mundial de Corrida de Aventuras 2022.

Os atletas percorreram cerca de 600 km durante todo o percurso da prova, passando por alguns dos lugares com as paisagens mais bonitas do Paraguai. A largada aconteceu no sábado (17), e a equipe largou tendo visão do primeiro pelotão e finalizou o primeiro trekking da prova de 122 km em 32 horas, e ocupando a 7ª colocação.

Após o trekking a equipe descansou por duas horas antes de iniciar a prova de canoagem, ao todo 94 km foram percorridos em quase 15 horas pelo Rio Tebicuary, terminando o estágio com a 5ª colocação. Após a canoagem a equipe iniciou a prova de ciclismo, onde pedalou por 80 km e já engatando mais algumas sequências de trekking e pedal até completar os 600 km de prova, em 119h51min de prova, cinco dias ininterruptos. “No ultimo trekking de 20 km, a equipe estava na 4ª colocação. Eu já estava com os pés muito machucados, mas continuei firme, lembrei de todo apoio e incentivo que recebi, foi o que deu um gás a mais para que pudéssemos ultrapassar a equipe dos Estonianos e conquistar pódio com o 3º lugar” relembra Jonas.

Jonas afirma que essa conquista é uma construção, foram anos de treinos árduos e experiências em competições até que chegasse ao pódio de uma final de corrida de aventuras. “Já estou no esporte desde 2006, já competi em duas finais de mundial aqui no Brasil, a primeira em Jericoacoara – CE em 2008 e no Pantanal – MT em 2015, além da etapa final na Espanha em 2021, onde conquistei o 11º lugar”, relembra.

Essa é a primeira vez na historia das corridas de aventura em que uma equipe Brasileira conquista um pódio em uma etapa final de mundial, o recorde até então era um 4º lugar de uma equipe na corrida realizada em Jericoacoara – CE, em 2008. “A sensação de quebrar esse recorde junto com meus companheiros da equipe Team Brazil Multisport é incrível. Sempre tive o sonho de ser campeão mundial de Corrida de Aventura, e sei que ainda tem um caminho a ser percorrido, mas nunca estive tão perto como nessa final da Expedición Guaraní”, ressalta Jonas.

“É um orgulho imenso representar a cidade de Gaspar! Vou continuar em busca do meu sonho de ser campeão mundial de corrida de aventuras, e continuar levando o nome e a bandeira de Gaspar até os lugares mais altos dos pódios”, afirma Jonas.

Jonas é atleta bolsista pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Gaspar, realizado através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. “Hoje o Programa Bolsa Atleta Gaspar contempla mais de 40 atletas em diversas modalidades dentro do município. Jonas é atleta de uma modalidade em que começamos a contemplar recentemente. A corrida de Aventura é um esporte que vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente na nossa região. Esses resultados que ele vem alcançando junto de sua equipe fortalecem ainda mais o esporte na nossa região, trazendo cada vez mais participantes para essa modalidade”, ressalta o Diretor-Presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller.

“Gostaria de agradecer a Prefeitura de Gaspar, a Fundação de Esporte por todo apoio para que esse sonho tenha se tornado realidade. Agradecer a toda a força e apoio que recebi da minha família, amigos e em especial da minha esposa Silvana, que viajou até o Paraguai e esteve em todos os checkpoints para dar a força que a equipe precisava”, agradece Jonas.