Educação convida comunidade escolar para participar do processo de escolha de Diretor Escolar
Apresentação de Planos de Gestão Escolar e votação dos candidatos será realizada no dia 28 de novembro
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação convida a comunidade escolar para participar da apresentação e da votação do Plano de Gestão Escolar dos candidatos do Processo de Qualificação para exercício da função de Diretor Escolar, para os anos de 2023 a 2024. O evento ocorre no dia 28 de novembro, às 18h30, em todas as escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de Gaspar.
Neste modelo de escolha, caberá à comunidade votar no Plano de Gestão que consideram mais adequados para a Instituição de Ensino. Após a apresentação do candidato, que deverá ser em até 15 minutos, a comunidade pode esclarecer as dúvidas referentes ao plano por 10 minutos. Após todas as apresentações, será realizada a votação com as pessoas presentes na assembleia.
De acordo com portaria Nº 7.543, da Secretaria de Educação, os votos foram regulamentados com pesos diferentes a fim de garantir o princípio da Gestão Democrática para fortalecer as comunidades escolares. Nos CDIs, os votos por família terão peso de 55%, os servidores e educadores de 45%. Nas escolas e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a votação terá peso de 20% para alunos das turmas de 6º ano, 35% para famílias e 45% para profissionais da educação.
O secretário de Educação, Emerson Antunes, o novo processo vai escolher o melhor para cada escola ou CDI. “Esse processo de gestão privilegia o mérito e o bom desempenho dos candidatos na aprovação de Planos de Gestão. A partir de agora a comunidade pode escolher o que for melhor para a sua realidade e temos certeza de que conseguiremos juntamente com a comunidade escolher os melhores nomes para direção das unidades”, pontua o secretário.
A divulgação dos resultados preliminares da votação será anunciada no dia 29 de novembro. Já a homologação final do resultado referente ao processo de Qualificação para Gestor Escolar será publicada no dia 16 de dezembro. Todo o processo é conduzido por meio de edital. E a seleção é coordenada por uma comissão formada por membros da Secretaria de Educação, Fazenda e Gestão Administrativa, Procuradoria Geral, Conselho Municipal de Educação, pais e alunos matriculados na rede municipal e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar – SINTRASPUG.