Gaspar conhece os vencedores do Concurso de Oratório

Aluna da EEB Vitório Anacleto Cardoso ficou com o primeiro lugar desta edição

A aluna do 9º ano da EEB Vitório Anacleto Cardoso, Yasmin Ventura Ortiz, foi a grande vencedora desta edição do Concurso de Oratória das Escolas de Gaspar com 426,5 pontos. Com o tema “Da gênesis do sapiens ao século XXI, uma espécie em evolução. Conseguirá o humano desenvolver a capacidade de respeitar?” a final aconteceu na noite da última quarta-feira. O concurso é promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação.

Em segundo lugar ficou Yasmin Francine Lamin, da EEB Ferandino Dagnoni, com 388 pontos, e Luis Cesar da Silva Junior, da EEB Frei Godofredo, com 382 pontos. Os três receberam, além de troféu medalha, notebooks e tablet como premiação.

Foram 13 finalistas, alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais, estaduais e privadas do município. Os alunos participaram de seleções realizadas dentro da escola, como sala de aula e escolar. Todos os professores orientadores e os alunos que foram finalistas receberam medalhas e troféus.

Os critérios analisados pelos jurados são voz, mensagem e apresentação. O tempo para elaboração dos argumentos do tema é de 3 a 5 minutos de duração. A banca de jurados contou com: Dra. Ana Paula Kuczmynda da Silveira, professora de língua portuguesa e língua inglesa no IFSC, mestre e doutora em linguistica; deputado Ismael dos Santos, Graduado em Letras e Administração, Pós-Graduação em Qualidade da Comunicação e mestre em literatura; Joelson dos Santos, profissional com mais de 30 anos de atuação em rádio e TV; Professora Oilia Lizete de Oliveira Martis Heinig, formada em Letras Português-Inglês, mestre em Educação e doutora em Linguística; Quezia Dias Rodolfo, psicóloga, Especialista em Neuroaprendizagem, coordenadora do Concurso Regional de Poesias “Poetizando Meu Vale – a Cultura do Vale Europeu”; professora Rita Soraia Ribeiro Schürmann, Diretora da Academia de Oratória – Mont’Alverne do Colégio Bom Jesus Santo Antônio em Blumenau/SC.

O objetivo do concurso é desenvolver, nos alunos e na comunidade, a consciência de suas responsabilidades como cidadão, na busca de promover a sensibilização na prática de atitudes, por meio de exercícios que possibilitem a reflexão do tema, bem como a habilidade de falar em público.

Confira todos os finalistas:

Elaine Martins Leal Cotta – 8º ano – EEB Prof. Dolores Luzia dos Santos Krauss
Gustavo Ribeiro Gonçalves Barbosa – 9º ano – EEB Ivo D’Aquino
Henrique Heineck Couto – 8º ano – EEB Profº Olímpio Moretto
Jeniffer Letícia Mendonça dos Santos – 9º ano – EEB Agenor Zimmermann
Láisa Prado de Almeida – 8º ano – EEB Zenaide Scmitt Costa
Letícia Ferreira de Gang Meira – 9º ano – Colégio UNI
Lucas Gabriel Fantoni – 9º ano – EEB Luiz Franzói
Luis Cesar da Silva Junior – 9º ano – EEB Frei Godofredo
Samuel Vitor Francisco – 8º ano – eeb Frei Policarpo
Sofia Martins Pascoalini – 9º ano – Colégio Madre Francisca Lampel
Vitor Hugo Muller – 9º ano – EEB Norma Mônica Sabel
Yasmin Francine Lamin – 8º ano – EEB Ferandino Dagnoni
Yasmin Ventura Ortiz – 9º ano – EEB Vitório Anacleto Cardoso