Prefeitura de Gaspar atua em projeto de reubanização do Centro

Prédio em estado de abandono foi demolido na manhã desta quarta-feira

Na manhã dessa quarta-feira, dia 23 de novembro, a Prefeituta de Gaspar tomou posse e demoliu uma edificação em estado de abandono na cabeceira da Ponte Hercílio Deeke, em frente à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. A ação faz parte do projeto de reurbanização do Centro da cidade. O local deve ser transformado em uma área de contemplação da natureza e do principal cartão postal de Gaspar, a Igreja Matriz.

O Centro de Gaspar deve receber diversas intervenções nos próximos meses. O objetivo é revitalizar e reurbanizai a área para que possa oferecer espalos de lazer e eventos e, dessa forma, incentivar o desenvolvimento econômico através do turismo e ainda mais bem estar e qualidade de vida para a população.

O local onde a edificação foi demolida deve ser mantido pelo Serviço Autômo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE. Ali já está localizada a bomba que auxilia no abastecimento de água e o equipamento de telemetria do Rio Itajaí-açu, que é utilizado também pela Defesa Civil. O projeto prevê áreas verdes, pontos de descanso, pista de caminhada e áreas de contemplação da natureza e da Igreja Matriz. Uma baia para ônibus de turismo também deve ser implantada.

O prefeito Kleber Wan-Dall explica que a intenção é promover outras intervenções na área central da cidade. “Estamos projetando uma mudança de layout na Praça Getúlio Vargas e na Rua São Pedro para que possamos abrigar e realizar eventos para nossa gente. Temos uma alta demanda como o aniversário da cidade, o Natal, Festival da Cerveja, apresentações musicais, eventos da CDL e queremos deixar esse espaço ainda mais adequado e confortável. Também estamos prevendo ampliar o resgate da memória da cidade contando a história através do rio”, salienta. Segundo o prefeito, essa ação deve ser iniciada em breve e outros projetos como rua coberta e revitalização de vias estão no planejamento.

A posse do imóvel demolido nesta quarta-feira foi emitida pelo judiciário gasparense nesta terça-feira, dia 22. A ação foi judiciliazada em junho do ano passado e, desde então, o Município negocia a aquisição do imóvel. A indenização foi depositada judicialmente e o valor, definido mediante perícia, está à disposição do proprietário.