Belchior é a região mais atingida por chuvas em Gaspar

O volume de chuvas registrado e previsto é consideravelmente maior do que no restante do município (boletim emitido as 10h30)

A Defesa Civil de Gaspar segue em situação de alerta de risco muito alto para delizamentos por conta do grande volume de chuvas e a previsão do tempo para as próximas horas. A região do Belchior, Arraial D’Ouro e uma área do Bela Vista são as mais atingidas. Os pluviômetros registram uma diferença de até 100mm da precipitação nessas regiões com relação à média do restante do território do município. Ao todo, desde sábado, dia 26, 37 ocorências foram atendidas pela Defesa Civil até as 8h desta quarta-feira, dia 30. O nível do Rio Itajaí Açu segue dentro da normalidade, com 2,17m. As equipes seguem em plantão pelo 199 e em monitoramento de áreas de risco.

Na manhã desta quarta-feira, dia 30, mais um deslizamento foi registrado sendo necessário interromper o tráfego. A Rua José Patrocínio dos Santos, no Belchior Central, foi interditada e a rota alternativa pode ser feita pela Rua José Junges. Outra ocorrência de maior destaque foi registrada no início da manhã desta terça-feira na Rua Antonio Schmitz, no Belchior Alto. A via está obstruida por um deslizamento de terra na via pública, próximo ao Parque Aquático Cascata Carolina. Por enquanto, a rua permanece interditada por tempo indeterminado, até que seja possível fazer a intervenção. Outra ocorrência que segue em monitoramento é o adensamento da cabeceira da ponte da Rua Vidal Flávio Dias, que segue com tráfego liberado em meia pista.

Entre as ocorrências registradas estão deslizamentos, alagamentos em via pública e residência, quedas de árvores, deslocamento de rocha, adensamento de ponte, queda de muro. Os bairros mais afetados no momento são Margem Esquerda, Figueira, Belchior, Gasparinho, Bela Vista, Santa Terezinha, Sete de Setembro, Gaspar Grande, Arraia D’Ouro e Gaspar Mirim. Das 40 ocorrências registradas até o momento, 10 são no Distrito do Belchior e, do total, 17 são deslizamentos.

Por enquanto, não foi necessário suspender nenhum serviço público. As auas estão mantidas, unidades de saúde funcionando, abastecimento de água normal. O transporte coletivo na região do Blechior Baixo e Rua Bonifácio Haendechen segue atendendo dentro da normalidade e o transporte escolar para essa região está sendo adaptado para atender os estudantes.

A Defesa Civil pede que famílias que residem próximo a morros e encostas fiquem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre outros e acione o 199 ou pelo whatsapp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação para evitar maiores prejuízos. A Defesa Civil segue emitindo alertas através do app, com notificações específicas para as regiões mais afetadas.

“Reforçamos a necessidade de que as pessoas registrem a ocorrência oficialmente pelo 199. Infelizmente estamos recebendo notificações por vias não oficiais, que acabam prejudicando e atrasando o atendimento. Também percebemos muitas situações sendo publicadas em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens. Algumas situações são inverídicas, ou não têm a informação completa, ou são de outros municípios, ou são de outros anos. Isso prejudica muito o trabalho das nossas equipes. Por isso, pedimos que a população siga a orientação de registro pelo 199 ou, em caso de impossibilidde de ligação, pelo whatsapp oficial da Defesa Civil”, salienta a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza.

A população pode acompanhar os alertas e informações através do site Defesa Civil de Gaspar ou do app Alerta Gaspar, disponível para sistemas android e ios.

Contatos com a imprensa: Amanda Weber, superintendente de Comunicação: (47) 99927-9291 / 3091-2010.